A EDUCAÇÃO BRASILEIRA VEM PASSANDO POR UMA MUDANÇA GRADUAL E CONTINUA, EM QUE AQUELE MODELO TRADICIONAL DO PROFESSOR COMO DETENTOR DO CONHECIMENTO TEM SIDO SUBSTITUÍDO POR UM MODELO DE ABORDAGEM MAIS PRÁTICA E CRÍTICA, EM QUE O ALUNO É CONSIDERADO PARTE FUNDAMENTAL NESSE PROCESSO, SENDO PROTAGONISTA DO PRÓPRIO CONHECIMENTO. PORÉM, OBSERVA-SE QUE ESTES AINDA POSSUEM CERTA DIFICULDADE EM EXPRESSAR SEU PROTAGONISMO. PARA ÀQUELES ALUNOS QUE POSSUEM O GOSTO PELA PESQUISA E PRETENDEM ATUAR COMO CIENTISTAS DENTRO DO AMBIENTE ESCOLAR, A EEEMTI DOM JOSÉ TUPINAMBÁ DA FROTA, DO MUNICÍPIO DE SOBRAL, ATRAVÉS DA OFERTA DO CLUBINHO JOVEM CIENTISTA, OFERECE ESSA OPORTUNIDADE PARA “FAZER CIÊNCIA”. NESTE CONTEXTO, ABRE-SE ESPAÇO EM TAL CLUBINHO, PARA TRABALHAR O PROTAGONISMO DE CADA ALUNO AO ENTRAR EM CONTATO COM O MÉTODO HIPOTÉTICO-DEDUTIVO. A PRIORI, FOI TRABALHADO UMA RODA DE CONVERSA, E NO ENCONTRO SEGUINTE OS ALUNOS
SAÍRAM EM TORNO DA ESCOLA, “ATRÁS DO PORQUÊ DAS COISAS”, AO OBSERVAR FENÔMENOS EM TORNO DO AMBIENTE ESCOLAR QUE NÃO POSSUÍAM UMA EXPLICAÇÃO IMEDIATA, SENDO INCITADOS A USAR DE SEU PROTAGONISMO PARA FORMULAR HIPÓTESES E POSSÍVEIS DEDUÇÕES. OS ALUNOS ENTÃO PENSARAM EM POSSÍVEIS EXPERIMENTOS, E COM AJUDA DE LIVROS E PESQUISAS TIRARAM SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES. OBSERVOU-SE QUE A ATIVIDADE FOI BEM ACEITA PELOS ESTUDANTES, E QUE ELES FORAM OS PRÓPRIOS PROTAGONISTAS NA BUSCA DO CONHECIMENTO, CONCLUINDO-SE ASSIM QUE É POSSÍVEL E IMPORTANTE A ABORDAGEM PRÁTICA PARA TRANSCENDER AS AULAS TRADICIONAIS, USANDO METODOLOGIAS EM QUE OS VERDADEIROS PROTAGONISTAS SEJAM OS ALUNOS.