O ARTIGO INTITULADO O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: LITERATURA, UMA PROPOSTA METODOLÓGICA SURGIU A PARTIR DA DISCIPLINA DE METODOLOGIA DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA, O MESMO TEM COMO PRINCIPAIS OBJETIVOS IDENTIFICAR AS HABILIDADES DO ENSINO DE LÍNGUA NOS DOCUMENTOS OFICIAIS E TEÓRICOS NA ÁREA, COMO TAMBÉM ACOMPANHAR O PROCESSO METODOLÓGICO DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA SALA DE AULA. TRÊS CAMINHOS SÃO EXIBIDOS E DISCUTIDOS: O PRIMEIRO TRATA DA IMPORTÂNCIA DA LÍNGUA PORTUGUESA NA SALA DE AULA, E O SEGUNDO ABORDA O PAPEL DO PROFESSOR NO ENSINO DE LEITURA E ESCRITA E POR FIM, NO TERCEIRO, APRESENTA-SE UMA PROPOSTA METODOLÓGICA DE INTERVENÇÃO NO ENSINO DE LEITURA E ESCRITA DIANTE DO QUE FOI OBSERVADO EM SALA DE AULA. ESSA ATIVIDADE SERÁ VOLTADA PARA O ENSINO DE LITERATURA E PARA A ESCRITA NA ÁREA DE LÍNGUA PORTUGUESA. COMO METODOLOGIA DE TRABALHO ADOTADA, FOI UTILIZADO O LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO E AS OBSERVAÇÕES NA ESCOLA, EMBASANDO-SE NOS DOCUMENTOS OFICIAIS E TEÓRICOS DA ÁREA.