Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

GAMIFICAÇÃO: ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA E SISTÊMICO-COMPLEXA

Palavra-chaves: INOVAÇÃO, EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA, COMPLEXIDADE Pôster (PO) GT 14 - Educação Ambiental
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Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

HÁ, NA ATUALIDADE, UMA CRISE DE EMERGÊNCIA PLANETÁRIA, QUE EXIGE DA ESPÉCIE HUMANA NOVAS CONDUTAS EM RELAÇÃO AO MEIO AMBIENTE, PERPASSANDO COMPREENSÕES ABRANGENTES E REFLEXIVAS DOS IMPACTOS AMBIENTAIS. NESTE ÍNTERIM, A EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA EMERGE COMO UMA PROPOSTA QUE VAI LEVAR AS RELAÇÕES HOMEM-NATUREZA-SOCIEDADE PARA ALÉM DOS REDUCIONISMOS, COM UM ENTENDIMENTO DE PRESERVAÇÃO AMBIENTAL PARA ALÉM DOS PROJETOS ISOLADOS E MERCADOLÓGICOS. CONTUDO, ESSA NOVA PROPOSTA PRECISA ESTAR ALINHADA COM PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INOVADORAS QUE ELEVEM O INTERESSE DOS ESTUDANTES E VALORIZEM OS CONTEXTOS REAIS. A GAMIFICAÇÃO SE MOSTRA COMO UMA ALTERNATIVA VIÁVEL, TENDO EM VISTA QUE APLICA A DINÂMICA DOS JOGOS EM SITUAÇÕES DE ENSINO E APRENDIZAGEM, E QUANDO ALINHADA À EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA E SISTÊMICO-COMPLEXA PODE PROPICIAR O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES NECESSÁRIAS PARA O ENFRENTAMENTO DA CRISE AMBIENTAL SEM REDUCIONISMOS E/OU AÇÕES PONTUAIS ISOLADAS.

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