ESTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO IDENTIFICAR E REFLETIR QUAIS OS DESAFIOS ENFRENTADOS PELO PROFESSOR PARA MEDIAR O CONHECIMENTO DE SEU ALUNO. E TEM COMO BASE, LEITURAS E LEVANTAMENTOS BIBLIOGRÁFICOS, SEGUIDO DE LEITURAS E SELEÇÕES DE MATÉRIAS COMO: LIVROS E ARTIGOS ESPECIALIZADOS NO ASSUNTO. A METODOLOGIA APLICADA NESTE ARTIGO SE BASEOU EM PESQUISA BIBLIOGRÁFICAS, A PARTIR DA CONCEPÇÃO DE AUTORES E DA EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL DAS AUTORAS. FORAM USADOS COMO INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS ANÁLISES DAS BIBLIOGRAFIAS E REFLEXÕES SOBRE O TEMA. FOI POSSÍVEL PERCEBER QUE O PAPEL DO PROFESSOR E DO ALUNO NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO REQUER DESAFIOS PARA ENFRENTAR A REALIDADE DE MODO QUE A ABORDAGEM CONDUZA A PRÁTICA PEDAGÓGICA NUMA REFLEXÃO PARA ALÉM DO PAPEL DA ESCOLA, MAS TAMBÉM SOBRE A FUNÇÃO DO DOCENTE.