A BIOQUÍMICA NO ENSINO MÉDIO APRESENTA-SE MUITO ABSTRATA E POUCO ASSOCIADA COM OS ASSUNTOS PRESENTES NA VIDA DOS ESTUDANTES, TENDO UM ÍNDICE DE 43% DE REJEIÇÃO.ESTE RESULTADO É PREOCUPANTE, VISTO QUE A BIOLOGIA É UMA DISCIPLINA QUE ESTÁ DIRETAMENTE RELACIONADA AO MEIO EM QUE VIVEMOS. NESSE CONTEXTO, É EVIDENTE A IMPRESCINDIBILIDADE DE METODOLOGIAS QUE TORNEM O ENSINO-APRENDIZAGEM UM PROCESSO FAVORÁVEL À APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. ASSIM, O OBJETIVO DESTE TRABALHO É ELABORAR E AVALIAR A APLICAÇÃO DE UMA ESTRATÉGIA EDUCACIONAL NO ENSINO DE BIOQUÍMICA BASEADA NA APRENDIZAGEM EM EQUIPE TEAM BASED LEARNING (TBL), NA QUAL O PONTO PRINCIPAL É A AUTONOMIA EM GRUPO PARA A RESOLUÇÃO DE UMA SITUAÇÃO. PROCESSOS METODOLÓGICOS ABORDADOS: A ATIVIDADE FOI APLICADA EM TRÊS TURMAS DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO LAURO SODRÉ (BELÉM - PA). O USO DE MÉTODOS DE ENSINO POR INVESTIGAÇÃO, APLICAÇÃO DE CONCEITOS, TOMADA DE DECISÃO E O TRABALHO COLABORATIVO E EFETIVO EM EQUIPE, FAVORECE A MOBILIZAÇÃO E A ASSOCIAÇÃO DO ENSINO COM A VIDA DO ALUNO. SENDO ASSIM, ACREDITA-SE QUE ESTE MÉTODO TENHA FACILITADO O ENTENDIMENTO DE CONCEITOS QUE MUITAS VEZES APRESENTAM-SE DE FORMA COMPLICADA E POUCO DIDÁTICA.