A Sindrome de Burnout (SB) É caracterizada como uma sÍndrome do esgotamento mental e fÍsico relacionado ao trabalho, apresentando uma exaustÃo fÍsica e/ou emocional por exposiÇÃo a estressores diversos no ambiente. Esta pesquisa surgiu com o objetivo principal conhecer como a SB influencia a saÚde dos educadores, como ela surge e como aparece o tratamento sugerido nas pesquisas. O mÉtodo utilizado foi a pesquisa bibliogrÁfica de cunho qualitativa, onde realizou-se uma revisÃo na base de dados da Biblioteca Virtual em SaÚde (BVS/BIREME), de artigos sobre a temÁtica em questÃo. Reuniu-se 14 artigos acadÊmicos sobre a SB e a docÊncia, que foram lidos e analizados. Os resultados demonstraram que a SB É caracterizada principalmente, por trÊs fatores: ExaustÃo Emocional, sintoma central da SB; DespersonalizaÇÃo, que consiste no desenvolvimento de atitudes insensÍveis e despreocupada em relaÇÃo aos outros; e DiminuiÇÃo da RealizaÇÃo Pessoal, ocasionando uma erosÃo do sentido de efetividade e da auto competÊncia e/ou auto eficÁcia. Este estudo ainda traz produÇÕes cientÍficas na Área de educaÇÃo e psicologia sobre a definiÇÃo da SB e a caracterizaÇÃo nos professores, porÉm, se faz necessÁrio um aprofundamento do conhecimento cientÍfico e prÁtico sobre o tratamento da SB e que exercem a docÊncia, compreendendo-a É possÍvel elucidar alguns problemas enfrentados por essa atividade, como a insatisfaÇÃo profissional o baixo rendimento no trabalho. Percebeu-se, com esta pesquisa, que o tratamento psicolÓgico de professores com a SB ainda É escasso, porÉm necessÁrio como estratÉgia de empoderamento e enfrentamento da sÍndrome.