O PRESENTE TRABALHO É UM RECORTE DE UMA PESQUISA FUNDAMENTADA NA POSSIBILIDADE DE USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS POR JOVENS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL PARA SEU LETRAMENTO DIGITAL. NOSSO OBJETIVO PRINCIPAL, NESTE ENSAIO, É PERSCRUTAR OS ASPECTOS QUE CARACTERIZAM O DESENVOLVIMENTO DE PRÁTICAS DE LETRAMENTO DIGITAL PELOS REFERIDOS SUJEITOS DURANTE A CRIAÇÃO E MANUTENÇÃO DE UM BLOGUE. A INVESTIGAÇÃO TEVE COMO FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA O SOCIOINTERACIONISMO DE VYGOTSKY, DIALOGANDO COM ESTUDOS ACERCA DE ASPECTOS RELACIONADOS AO MANUSEIO DO COMPUTADOR E ESTUDOS SOBRE AS PRÁTICAS DE LETRAMENTO DURANTE A AÇÃO DE BLOGAGEM. PARTICIPARAM DA PESQUISA CINCO SUJEITOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL COM IDADE ENTRE 17 E 37 ANOS. COMO PROCEDIMENTO, SOLICITAMOS QUE CADA SUJEITO CONSTRUÍSSE UM BLOGUE COM A AJUDA DE UM MEDIADOR E O ATUALIZASSE AO LONGO DE SEIS MESES. APÓS A COLETA E ANÁLISE DOS DADOS, EVIDENCIAMOS ATITUDES QUE SE CONFIGURAM COMO LETRAMENTO DIGITAL DOS PARTICIPANTES NO AMBIENTE DIGITAL, DENTRE AS QUAIS DESTACAMOS AS AÇÕES QUE ANTECEDEM A ESCRITA NO ESPAÇO VIRTUAL E OS REGISTROS PUBLICADOS NOS REFERIDOS BLOGUES. OS RESULTADOS INDICAM QUE OS SUJEITOS SE APROPRIARAM DE CONHECIMENTOS QUE GARANTIRAM A ELES O ENVOLVIMENTO E A ASCENSÃO NO PROCESSO DE LETRAMENTO DIGITAL, TAIS COMO DIGITAR, COPIAR, COLAR, PUBLICAR, PERSONALIZAR E INTERAGIR COM INTERLOCUTORES DENTRO DO AMBIENTE VIRTUAL. CONCLUÍMOS QUE A INTERAÇÃO COM OS LEITORES DO BLOGUE MOTIVARAM OS SUJEITOS E IMPULSIONARAM SEU INTERESSE, RESULTANDO NO ENTUSIASMO PELA COMUNICAÇÃO NO MEIO VIRTUAL E, CONSEQUENTEMENTE, NO LETRAMENTO DIGITAL.