Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ELABORAÇÃO DE PROTÓTIPO DIDÁTICO PARA O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DE AUTOMAÇÃO POR MEIO DE CONTROLADORES LÓGICOS PROGRAMÁVEIS

Palavra-chaves: PROTÓTIPO DIDÁTICO, CLP, LADDER, CONTROLADOR LÓGICO PROGRAMÁVEL Comunicação Oral (CO) GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 60211
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 4192
    "inscrito_id" => 13796
    "titulo" => """
      ELABORAÇÃO DE PROTÓTIPO DIDÁTICO PARA O PROCESSO DE \r\n
      ENSINO APRENDIZAGEM DE AUTOMAÇÃO POR MEIO DE \r\n
      CONTROLADORES LÓGICOS PROGRAMÁVEIS
      """
    "resumo" => """
      O  PRESENTE  ESTUDO  OBJETIVOU  O  DESENVOLVIMENTO  DE  UM  PROTÓTIPO  DIDÁTICO  UTILIZADO  NO  PROCESSO  DE \r\n
      APRENDIZAGEM  DE  TÉCNICAS  DE  CONTROLE  E  AUTOMAÇÃO  UTILIZANDO  O  CONTROLADOR  LÓGICO  PROGRAMÁVEL \r\n
      (CLP),  MODELO  CLIC  02  DA  WEG,  BEM  COMO  IDENTIFICAR  AS  VANTAGENS  DO  PROCESSO  DE  AUTOMAÇÃO \r\n
      UTILIZANDO CONTROLADORES LÓGICOS, DESENVOLVER LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO MAIS UTILIZADAS, CONHECER O \r\n
      PRINCÍPIO DE FUNCIONAMENTO E OS DEMAIS COMPONENTES ELÉTRICOS QUE FORMAM ESSES DISPOSITIVOS, ALÉM DE \r\n
      ALIAR O CONHECIMENTO TEÓRICO E PRÁTICO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. A METODOLOGIA PROPOSTA \r\n
      ESTÁ BASEADA NO PROJETO E ELABORAÇÃO DE UM PROTÓTIPO DIDÁTICO FORMADA POR COMPONENTES ELÉTRICOS E \r\n
      ELETRÔNICOS QUE ATRAVÉS DOS CONTROLADORES ACIONAM MOTORES ELÉTRICOS DE DIVERSAS FORMAS. INICIALMENTE, \r\n
      REALIZOU-SE  O  PROJETO  DO  PROTÓTIPO,  EM  SEGUIDA  FOI  CONFECCIONADO  O  SUPORTE  PARA  APOIO  DOS \r\n
      COMPONENTES.  EXECUTOU-SE,  TAMBÉM,  A  MONTAGEM  DOS  CIRCUITOS  DE  FORÇA  PARA  ACIONAMENTO  DE  UM \r\n
      MOTOR  ELÉTRICO  TRIFÁSICO.  E O  CIRCUITO  DE  COMANDO  FOI  TODO  ELABORADO  ATRAVÉS  DO  CLP.  DESSA  FORMA, \r\n
      OBSERVOU-SE QUE O FUNCIONAMENTO DO PROTÓTIPO ALCANÇOU SEU OBJETIVO FINAL QUE FOI AUXILIAR NO PROCESSO \r\n
      DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DO CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica"
    "palavra_chave" => "PROTÓTIPO DIDÁTICO, CLP, LADDER, CONTROLADOR LÓGICO PROGRAMÁVEL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA20_ID13796_26092019113753.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:37"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JUAN PEREIRA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JUAN SILVA"
    "autor_email" => "juan.pereira.silva@hotmai"
    "autor_ies" => "FACULDADE APOENA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 60211
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 4192
    "inscrito_id" => 13796
    "titulo" => """
      ELABORAÇÃO DE PROTÓTIPO DIDÁTICO PARA O PROCESSO DE \r\n
      ENSINO APRENDIZAGEM DE AUTOMAÇÃO POR MEIO DE \r\n
      CONTROLADORES LÓGICOS PROGRAMÁVEIS
      """
    "resumo" => """
      O  PRESENTE  ESTUDO  OBJETIVOU  O  DESENVOLVIMENTO  DE  UM  PROTÓTIPO  DIDÁTICO  UTILIZADO  NO  PROCESSO  DE \r\n
      APRENDIZAGEM  DE  TÉCNICAS  DE  CONTROLE  E  AUTOMAÇÃO  UTILIZANDO  O  CONTROLADOR  LÓGICO  PROGRAMÁVEL \r\n
      (CLP),  MODELO  CLIC  02  DA  WEG,  BEM  COMO  IDENTIFICAR  AS  VANTAGENS  DO  PROCESSO  DE  AUTOMAÇÃO \r\n
      UTILIZANDO CONTROLADORES LÓGICOS, DESENVOLVER LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO MAIS UTILIZADAS, CONHECER O \r\n
      PRINCÍPIO DE FUNCIONAMENTO E OS DEMAIS COMPONENTES ELÉTRICOS QUE FORMAM ESSES DISPOSITIVOS, ALÉM DE \r\n
      ALIAR O CONHECIMENTO TEÓRICO E PRÁTICO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. A METODOLOGIA PROPOSTA \r\n
      ESTÁ BASEADA NO PROJETO E ELABORAÇÃO DE UM PROTÓTIPO DIDÁTICO FORMADA POR COMPONENTES ELÉTRICOS E \r\n
      ELETRÔNICOS QUE ATRAVÉS DOS CONTROLADORES ACIONAM MOTORES ELÉTRICOS DE DIVERSAS FORMAS. INICIALMENTE, \r\n
      REALIZOU-SE  O  PROJETO  DO  PROTÓTIPO,  EM  SEGUIDA  FOI  CONFECCIONADO  O  SUPORTE  PARA  APOIO  DOS \r\n
      COMPONENTES.  EXECUTOU-SE,  TAMBÉM,  A  MONTAGEM  DOS  CIRCUITOS  DE  FORÇA  PARA  ACIONAMENTO  DE  UM \r\n
      MOTOR  ELÉTRICO  TRIFÁSICO.  E O  CIRCUITO  DE  COMANDO  FOI  TODO  ELABORADO  ATRAVÉS  DO  CLP.  DESSA  FORMA, \r\n
      OBSERVOU-SE QUE O FUNCIONAMENTO DO PROTÓTIPO ALCANÇOU SEU OBJETIVO FINAL QUE FOI AUXILIAR NO PROCESSO \r\n
      DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DO CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica"
    "palavra_chave" => "PROTÓTIPO DIDÁTICO, CLP, LADDER, CONTROLADOR LÓGICO PROGRAMÁVEL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA20_ID13796_26092019113753.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:37"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JUAN PEREIRA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JUAN SILVA"
    "autor_email" => "juan.pereira.silva@hotmai"
    "autor_ies" => "FACULDADE APOENA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O PRESENTE ESTUDO OBJETIVOU O DESENVOLVIMENTO DE UM PROTÓTIPO DIDÁTICO UTILIZADO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE TÉCNICAS DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO UTILIZANDO O CONTROLADOR LÓGICO PROGRAMÁVEL (CLP), MODELO CLIC 02 DA WEG, BEM COMO IDENTIFICAR AS VANTAGENS DO PROCESSO DE AUTOMAÇÃO UTILIZANDO CONTROLADORES LÓGICOS, DESENVOLVER LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO MAIS UTILIZADAS, CONHECER O PRINCÍPIO DE FUNCIONAMENTO E OS DEMAIS COMPONENTES ELÉTRICOS QUE FORMAM ESSES DISPOSITIVOS, ALÉM DE ALIAR O CONHECIMENTO TEÓRICO E PRÁTICO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. A METODOLOGIA PROPOSTA ESTÁ BASEADA NO PROJETO E ELABORAÇÃO DE UM PROTÓTIPO DIDÁTICO FORMADA POR COMPONENTES ELÉTRICOS E ELETRÔNICOS QUE ATRAVÉS DOS CONTROLADORES ACIONAM MOTORES ELÉTRICOS DE DIVERSAS FORMAS. INICIALMENTE, REALIZOU-SE O PROJETO DO PROTÓTIPO, EM SEGUIDA FOI CONFECCIONADO O SUPORTE PARA APOIO DOS COMPONENTES. EXECUTOU-SE, TAMBÉM, A MONTAGEM DOS CIRCUITOS DE FORÇA PARA ACIONAMENTO DE UM MOTOR ELÉTRICO TRIFÁSICO. E O CIRCUITO DE COMANDO FOI TODO ELABORADO ATRAVÉS DO CLP. DESSA FORMA, OBSERVOU-SE QUE O FUNCIONAMENTO DO PROTÓTIPO ALCANÇOU SEU OBJETIVO FINAL QUE FOI AUXILIAR NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DO CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.