UMA REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA DOCENTE NO USO DOS MÉTODOS AVALIATIVOS
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 62875 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 2915 "inscrito_id" => 1632 "titulo" => "UMA REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA DOCENTE NO USO DOS MÉTODOS AVALIATIVOS" "resumo" => "ESTE ESTUDO PROPÕE UMA ANÁLISE ATRAVÉS DE UMA PESQUISA DE CAMPO REALIZADA COM DEZ PROFESSORES DE CINCO MUNICÍPIOS DISTINTOS DO INTERIOR DO ESTADO DE PERNAMBUCO, A PROBLEMÁTICA ENVOLVE A ARTICULAÇÃO DOS MÉTODOS AVALIATIVOS DENTRO DA PRÁTICA DOCENTE COMO MECANISMO DE CARÁTER FACILITADOR NA AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTO DOS ALUNOS DURANTE O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM. SABENDO QUE, AVALIAÇÃO É UMA PRÁTICA DIDÁTICA E INTEGRATIVA DO TRABALHO DOCENTE QUE DEVE ACOMPANHAR TODAS AS ETAPAS DO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM. PARA TANTO, FORAM REALIZADAS ENTREVISTAS COM UM GRUPO DE PROFESSORES QUE DEMONSTRARAM SUAS CONCEPÇÕES A RESPEITO DA TEMÁTICA. SIMULTANEAMENTE FOI FEITO UM APANHADO SOBRE O CONTEÚDO EM BUSCA DE UMA BREVE ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA PARA COMPREENDERMOS QUAL A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO SER HUMANO. ALGUNS AUTORES COMPREENDEM A AVALIAÇÃO COMO CLASSIFICATÓRIA, ENQUANTO OUTROS RECONHECEM QUE A AVALIAÇÃO PODE SER MEDIADORA, PRIORIZANDO A TOMADA DE DECISÃO BUSCANDO ASSIM AÇÕES QUE CONTRIBUAM PARA A MELHORIA DO PROCESSO DE ENSINO. DIANTE DO ESTUDO FEITO, PODE-SE ENTENDER QUE OS DOCENTES EVIDENCIAM A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO ESCOLAR COMO UM VERTENTE PRIMÁRIA NA CONSTRUÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM E QUE ALGUNS FATORES INFLUENCIAM NA ESCOLHA DO SEGUIMENTO DESSE PROCESSO, CABENDO AO PROFESSOR DETERMINAR QUAL MÉTODO AVALIATIVO VAI INDUZIR O DESENVOLVIMENTO DO ALUNO SEM ESQUECER DE LEVAR EM CONSIDERAÇÃO A SINGULARIDADE DO ALUNO, OU SEJA, COMPREENDER QUE CADA ESTUDANTE REAGE DE FORMA DIFERENTE AOS VARIADOS ESTÍMULOS PROPOSTOS EM SALA DE AULA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, MÉTODOS AVALIATIVOS, INSTRUMENTO AVALIATIVO, ENSINO-APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA2_ID1632_03092019204408.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:58" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:47" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLÉCIA GABRIELA BEZERRA" "autor_nome_curto" => "GABRIELA PAELRDO" "autor_email" => "gabrielapotterwesley@gmai" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 62875 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 2915 "inscrito_id" => 1632 "titulo" => "UMA REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA DOCENTE NO USO DOS MÉTODOS AVALIATIVOS" "resumo" => "ESTE ESTUDO PROPÕE UMA ANÁLISE ATRAVÉS DE UMA PESQUISA DE CAMPO REALIZADA COM DEZ PROFESSORES DE CINCO MUNICÍPIOS DISTINTOS DO INTERIOR DO ESTADO DE PERNAMBUCO, A PROBLEMÁTICA ENVOLVE A ARTICULAÇÃO DOS MÉTODOS AVALIATIVOS DENTRO DA PRÁTICA DOCENTE COMO MECANISMO DE CARÁTER FACILITADOR NA AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTO DOS ALUNOS DURANTE O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM. SABENDO QUE, AVALIAÇÃO É UMA PRÁTICA DIDÁTICA E INTEGRATIVA DO TRABALHO DOCENTE QUE DEVE ACOMPANHAR TODAS AS ETAPAS DO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM. PARA TANTO, FORAM REALIZADAS ENTREVISTAS COM UM GRUPO DE PROFESSORES QUE DEMONSTRARAM SUAS CONCEPÇÕES A RESPEITO DA TEMÁTICA. SIMULTANEAMENTE FOI FEITO UM APANHADO SOBRE O CONTEÚDO EM BUSCA DE UMA BREVE ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA PARA COMPREENDERMOS QUAL A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO SER HUMANO. ALGUNS AUTORES COMPREENDEM A AVALIAÇÃO COMO CLASSIFICATÓRIA, ENQUANTO OUTROS RECONHECEM QUE A AVALIAÇÃO PODE SER MEDIADORA, PRIORIZANDO A TOMADA DE DECISÃO BUSCANDO ASSIM AÇÕES QUE CONTRIBUAM PARA A MELHORIA DO PROCESSO DE ENSINO. DIANTE DO ESTUDO FEITO, PODE-SE ENTENDER QUE OS DOCENTES EVIDENCIAM A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO ESCOLAR COMO UM VERTENTE PRIMÁRIA NA CONSTRUÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM E QUE ALGUNS FATORES INFLUENCIAM NA ESCOLHA DO SEGUIMENTO DESSE PROCESSO, CABENDO AO PROFESSOR DETERMINAR QUAL MÉTODO AVALIATIVO VAI INDUZIR O DESENVOLVIMENTO DO ALUNO SEM ESQUECER DE LEVAR EM CONSIDERAÇÃO A SINGULARIDADE DO ALUNO, OU SEJA, COMPREENDER QUE CADA ESTUDANTE REAGE DE FORMA DIFERENTE AOS VARIADOS ESTÍMULOS PROPOSTOS EM SALA DE AULA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, MÉTODOS AVALIATIVOS, INSTRUMENTO AVALIATIVO, ENSINO-APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA2_ID1632_03092019204408.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:58" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:47" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLÉCIA GABRIELA BEZERRA" "autor_nome_curto" => "GABRIELA PAELRDO" "autor_email" => "gabrielapotterwesley@gmai" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }