EM NOSSA SOCIEDADE TEM OCORRIDO CONSTANTES DEBATES EM RELAÇÃO AO LAZER E EDUCAÇÃO, ONDE INÚMEROS CONCEITOS SÃO ABORDADOS EM DIFERENTES PERSPECTIVAS. AQUI APRESENTAMOS O LAZER COMO UMA DIMENSÃO CULTURAL ONDE ELE PERPASSA AS RELAÇÕES E ESPAÇÕES SOCIAIS CONSIDERANDO SUA POTENCIALIDADE EDUCATIVA EM ESTIMULAR VALORES HUMANOS NAS INÚMERAS RELAÇÕES SUBJETIVAS ESTABELECIDAS PELOS SUJEITOS. ESTE ARTIGO PRETENDE CONTRIBUIR PARA O PROCESSO DE REFLEXÃO DESTA TEMÁTICA, UTILIZANDO A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR COMO POSSIBILIDADE POTENTE EM DESENVOLVER PRÁTICAS DE LAZER QUE CONTRIBUAM PARA A FORMAÇÃO DOS ALUNOS. FOI REALIZADO UM ESTUDO DE CASO, UTILIZAMOS O ENFOQUE QUALITATIVO, ONDE ESTE TIPO DE PESQUISA PERMITE DIALOGAR COM OS DADOS OBTIDOS COM A LITERATURA ATUAL E REALIDADE LOCAL. A AMOSTRA DESTA PESQUISA FORAM 20 ALUNOS. FOI ANALISADO O CONTEÚDO DOS QUESTIONÁRIOS POR MEIO DA TÉCNICA SUGERIDA POR BARDIN (2006). FOI NOTADO O PROTAGONISMO JUVENIL DOS ALUNOS NA TOMADA DE ATITUDES DENTRO DA PRÁTICA. OBSERVAMOS PRÁTICAS COOPERATIVAS ENTRE OS ALUNOS NAS RELAÇÕES DESENVOLVIDAS DURANTE A EXPERIMENTAÇÃO DO LAZER. A DISCIPLINA DA EDUCAÇÃO FÍSICA PODE MOTIVAR A EFETIVAÇÃO DAS RELAÇÕES CORPORAIS AXIOLÓGICAS POR MEIO DESTA TEMÁTICA, FAZENDO SEU CONTEÚDO DE AULA TER SENTIDO EM SUA REALIDADE. ESTA AÇÃO POSSIBILITOU A DESCOBERTA DE MUNDOS POSSÍVEIS.