A ESCOLA TEM BUSCADO METODOLOGIAS ONDE AS TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO (TIC’S) POSSAM SER USADAS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM PRINCIPALMENTE NAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS. ESSA PESQUISA TEM COMO OBJETIVO ANALISAR O ACESSO E USO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS POR PARTE DOS DOCENTES E DISCENTES, PARA APRIMORAR O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS, NO ENSINO MÉDIO REGULAR E PROFISSIONALIZANTE NO MUNICÍPIO DE PARAMBU/CE. O TRABALHO TEVE CUNHO BIBLIOGRÁFICO COM ACHADOS EM ARTIGOS, REVISTAS E LIVROS NORTEANDO A PESQUISA, COM MÉTODO INDUTIVO E DIALÉTICO, COM TRAÇOS QUANTI-QUALITATIVAS, POIS A PARTIR DA APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS, FOI POSSÍVEL FORMULAR UMA HIPÓTESE EXPLICATIVA DA CAUSA DO FENÔMENO, CHEGANDO A CONCLUSÕES. NAS ANÁLISES OBSERVOU SE UM IMPACTO POSITIVO DAS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS APLICADAS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM NAS CIÊNCIAS NATURAIS NOS PROFESSORES SUJEITOS DA PESQUISA. NESTE PANORAMA, AS TIC’S MANIFESTAM-SE COMO VEÍCULO PARA TRANSMISSÃO DE INFORMAÇÕES COM PODER DE PENETRAÇÃO E, DEVIDO AO SEU LARGO ALCANCE, TORNOU-SE O PRINCIPAL INSTRUMENTO DE HOMOGENEIZAÇÃO DE HÁBITOS E TRADIÇÕES, DIFUSÃO DE CONDUTAS E VALORES DA SOCIEDADE MODERNA E NA EDUCAÇÃO NÃO PODE SER DIFERENTE, PRINCIPALMENTE NAS ESCOLAS PÚBLICAS.