ESTE TRABALHO OBJETIVA DISCUTIR A INCLUSÃO DE IDOSOS NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA ESCOLA MUNICIPAL LUIZ CAMBEBA EM CAMPINA GRANDE-PB. O IDOSO DIANTE DA SUA POSIÇÃO SOCIAL PRECISA IR ALÉM DO AMBIENTE DOMÉSTICO E TER ACESSO AO DIREITO DA EDUCAÇÃO. A ESCOLA, NO ENTANTO PRECISA ACOMPANHAR AS SINGULARIDADES DESSES CIDADÃOS OFERECENDO METODOLOGIAS ADEQUADAS E APROPRIADAS NECESSÁRIAS SEU DESENVOLVIMENTO. INCLUIR O IDOSO NA SALA DE AULA É ENVOLVER ESSES CIDADÃOS NA BUSCA DE NOVOS CONHECIMENTOS OBTENDO A PARTIIR DAÍ UMA MAIOR CONFIANÇA E AUTONOMIA RESGATANDO E VALORIZANDO SEUS CONHECIMENTOS PRÉVIOS. A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DEVE TER UM PAPEL CRÍTICO E TRANSFORMADOR, DEVE VALORIZAR A HETEROGENEIDADE DA MODALIDADE, POIS CADA INDIVÍDUO TEM SEU TEMPO PRÓPRIO NÃO PODENDO NEGAR A IDENTIDADE DE CADA UM. A ESCOLA PRECISA SER UM LUGAR ACONCHEGANTE QUE PROPICIE TAMBÉM O DIÁLOGO ENTRE OS ENVOLVIDOS. BASEADO NUMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E DE ESTUDO DE CAMPO BUSCA ANALISAR AS METODOLOGIAS UTILIZADAS COM IDOSOS NAS SALAS DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA ESCOLA MUNICIPAL LUIZ CAMBEBA. ASSIM, É PRECISO QUE AS AULAS ENVOLVAM QUALIDADES EMOCIONAIS, POLÍTICAS, ÉTICAS, REFLEXIVAS E CRÍTICAS, ONDE OS IDOSOS SINTAM-SE ACOLHIDOS. TER ACESSO A EDUCAÇÃO É UM DIREITO UNIVERSAL QUE INCUMBE A CADA INDIVÍDUO,PORÉM MUITOS ESTÃO EXCLUÍDOS DOS PROGRAMAS EDUCATIVOS QUE ATENDA A CADA NECESSIDADE. O NÃO ACESSO A EDUCAÇÃO SE CONFIGURA UM PROBLEMA SÉRIO NA SOCIEDADE ONDE MUITOS SÃO EXCLUÍDOS E MARGINALIZADOS, É PRECISO TER ACESSO A UMA EDUCAÇÃO LIBERTADORA QUE PERPASSE OS MUROS DA ESCOLA.