O PRESENTE TRABALHO TEVE COMO FINALIDADE DISCUTIR ACERCA DA TEMÁTICA INTERCULTURALIDADE NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO NA PERSPECTIVA DE PROFESSORES RECÉM-FORMADOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO DELTA DO PARNAÍBA-UFDPAR. O OBJETIVO GERAL DA PESQUISA BUSCOU CONHECER AS PRINCIPAIS DIFICULDADES QUE PERMEIAM O TEMA INTERCULTURALIDADE NO CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL DA REFERIDA INSTITUIÇÃO E QUAL A ABRANGÊNCIA DO TEMA DENTRO DO CURSO. COMO OBJETIVOS ESPECÍFICOS: BUSCOU-SE VERIFICAR COMO E SE SÃO ABORDADOS CONTEÚDOS RELACIONADOS A INTERCULTURALIDADE NO CURSO DE LICENCIATURA BIOLÓGICA, COMO OS LICENCIADOS IDENTIFICAM A IMPORTÂNCIA DO USO DESSA TEMÁTICA NA SUA FORMAÇÃO COMO EDUCADOR E COMO A MESMA REFLETE NA SUA PRATICA DOCENTE. A PESQUISA FOI DESENVOLVIDA POR MEIO DE UMA ABORDAGEM QUALITATIVA, FOI ELABORADA ATRAVÉS DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS DIRECIONADOS A 5 LICENCIADOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS FORMADOS PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO DELTA DO PARNAÍBA-UFDPAR. DENTRE OS TEÓRICOS QUE SUBSIDIARAM ESTE TRABALHO ESTÃO: FLEURI (2003) E CANDAU (2012). FUNDAMENTADO NA PESQUISA REALIZADA, É INEGÁVEL A IMPORTÂNCIA DE DEBATES ACERCA DA INTERCULTURALIDADE NO CONTEXTO EDUCACIONAL, ASSIM COMO, NA FORMAÇÃO INICIAL, OFERTANDO DISCIPLINAS QUE CONTEMPLEM TEMÁTICAS SOBRE AS RELAÇÕES CULTURAIS E SUA DIVERSIDADE. OS INDIVÍDUOS QUE CONTRIBUÍRAM PARA A PESQUISA IDENTIFICAM O CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL OFERTADO PELA INSTITUIÇÃO, DIANTE DA TEMÁTICA INTERCULTURALIDADE, INCAPAZ DE PREPARA-LOS PARA A REALIDADE QUE CONTEXTUALIZA ESSA VERTENTE EM SALA DE AULA.