O PRESENTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR COMO OCORREM AS ESTRATÉGIAS DE MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA EMPREGADAS PELO PROFESSOR PARA A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS, ATRAVÉS DA OBSERVAÇÃO DA EXECUÇÃO DE MEDIAÇÕES UTILIZADAS NUMA AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA EM UMA TURMA DE 80 ANO DE ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PARTICULAR DO MUNICÍPIO DE ICÓ-CEARÁ. PARA TANTO, FOI UTILIZADA A TEORIA DA SOCIOLINGUÍSTICA INTERACIONISTA ESCOLAR DE BORTONI-RICARDO (2005). TRATA-SE DE UMA PESQUISA ETNOGRÁFICA DE CARÁTER QUALITATIVO. PARTINDO DA ANÁLISE, VERIFICOU-SE QUE FORAM UTILIZADAS IMPORTANTES ESTRATÉGIAS DE MEDIAÇÃO DE APRENDIZAGEM COM PISTAS DE CONTEXTUALIZAÇÃO. DESTARTE, ESTA PESQUISA REVELA QUE O CONHECIMENTO E A UTILIZAÇÃO DE VARIADAS FORMAS DE MEDIAÇÃO COM INFERÊNCIAS INDIRETAS CONTEXTUALIZADAS CONSTRÓI, COM MAIOR EFICÁCIA, A CONSOLIDAÇÃO DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA.