O PRESENTE TRABALHO SURGIU NO CONTEXTO DA EDUCA – ESCOLA DE EXTENSÃO DA UERN, LOCALIZADA NO CAMPUS AVANÇADO DE NATAL, NO BAIRRO POTENGI. A INVESTIGAÇÃO AQUI ORA APRESENTADA TEM O PROPÓSITO DE COMPREENDER A RELAÇÃO QUE OS IDOSOS ESTABELECEM COM AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICS), NA EDUCA, A PARTIR DAS SUAS MOTIVAÇÕES, TAL COMO ESTIMAR COMO A PARTICIPAÇÃO NOS CURSOS INTERFERE NA QUALIDADE DE VIDA E NO ENVELHECIMENTO ATIVO DESSES. PARA REALIZAÇÃO DA PESQUISA ASSUMIMOS COMO FUNDAMENTOS A PRAXIOLOGIA DE PIERRE BOURDIEU BEM COMO, NOS ESTUDOS SOBRE ENVELHECIMENTO HUMANO (NERI, 2013; PEIXOTO, 2005, PALACIOS,2004) E NAS DISCUSSÕES SOBRE INCLUSÃO DIGITAL (PRETTO, 2011, LEVY, 1999). DO PONTO DE VISTA METODOLÓGICO, UTILIZAMOS AS ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS, BEM COMO A ANÁLISE CATEGORIAL DE CONTEÚDO DO DISCURSO. IDENTIFICAMOS EM NOSSA INTERPRETAÇÃO, ATRAVÉS DO SOFTWARE MAXQDA2012 UMA MAIOR FREQUÊNCIA DAS SEGUINTES CATEGORIAS: CONHECIMENTO, RELAÇÃO COM A TECNOLOGIA E AUTONOMIA. APÓS ANÁLISE CONSTATAMOS QUE SÃO DIVERSOS OS BENEFÍCIOS DA INCLUSÃO DIGITAL PARA OS IDOSOS COMO A MELHORIA DAS FUNÇÕES MENTAIS, ATIVIDADES DE LAZER, PROMOÇÃO DA INCLUSÃO SOCIAL, MAIOR SOCIABILIDADE, ALÉM DAS FACILIDADES COTIDIANAS. TAIS ATIVIDADES PODEM SALVAR O IDOSO DO ISOLAMENTO AO QUAL A SOCIEDADE, INVARIAVELMENTE, O DEDICA. ESSE ESTUDO TEVE A INTENÇÃO DE DEMONSTRAR O IMPACTO QUE O DOMÍNIO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS, PORTANTO, PROMOVE NA QUALIDADE DE VIDA DE ADULTOS E IDOSOS. SUSTENTAMOS A PREMISSA DE QUE NA VIDA ADULTA TAMBÉM É TEMPO PARA APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO. ENQUANTO HÁ VIDA É TEMPO PARA APRENDER, NÃO HÁ TEMPO CERTO PARA SER APRENDIZ.