ESSE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO DESMISTIFICAR O PAPEL DO PEDAGOGO NA ASSISTÊNCIA SOCIAL NO MUNICÍPIO DE SÃO JOÃO DA BARRA/RJ; ATRAVÉS DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, QUALITATIVA, QUANTITATIVA, EXPLORATÓRIA E PESQUISA AÇÃO, TENDO EM VISTA O ATENDIMENTO A UM NÚMERO ELEVADO DE FAMÍLIAS VULNERÁVEIS E O ENVOLVIMENTO DO PESQUISADOR COM O OBJETO DE ESTUDO, PEDAGOGO SOCIAL. CARVALHO ET AL (2017) AFIRMA QUE O PAPEL DO PEDAGOGO NOS AMBIENTES NÃO FORMAIS TEM UMA IMPORTÂNCIA SOCIAL COM CUNHO NAS DEMANDAS DECORRENTES DAS TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS. O TEMA JUSTIFICA-SE PELA POUCA VISIBILIDADE DA ATUAÇÃO DO PEDAGOGO NOS AMBIENTES NÃO ESCOLARES. O PROBLEMA QUE ENVOLVE A PESQUISA É O QUESTIONAMENTO EM TORNO DO PAPEL DO PEDAGOGO SOCIAL MEDIANTE AS VULNERABILIDADES PRODUZIDAS PELO ESTADO E QUANTO ELE PODE SUPERÁ-LAS A PARTIR DE POLÍTICAS DE PROTEÇÃO SOCIAL. A HIPÓTESE SE CONFIRMA ATRAVÉS DA QUANTIDADE CRESCENTE DE FAMÍLIAS BRASILEIRAS EM ESTADO DE VULNERABILIDADE SOCIAL NECESSITANDO DE PROTEÇÃO E ASSISTÊNCIA, EM DECORRÊNCIA DO DESEMPREGO E A INFLUENTE ATUAÇÃO DO PEDAGOGO NESSE CAMPO. O PÚBLICO ALVO É O EQUIPAMENTO CRAS (CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL) DE GRUSSAÍ NO RESPECTIVO MUNICÍPIO. OS AUTORES UTILIZADOS FORAM: CARVALHO ET AL (2017), LIBÂNEO (2010), MACHADO (2002) DENTRE OUTROS.