ESTE TRABALHO OBJETIVA ANALISAR COMO O CONHECIMENTO PRÉVIO DOS ALUNOS CONTRIBUI PARA O PROCESSO DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE QUÍMICA. DESTE MODO, FOI REALIZADO UMA ATIVIDADE COMO AÇÃO DO PIBID ( PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO Á DOCÊNCIA) NA ESCOLA ESTADUAL JOÃO MANUEL PESSOA EM UMA TURMA DE 1° ANO DO ENSINO MÉDIO DO TURNO VESPERTINO. DURANTE A ATIVIDADE A TURMA FOI DIVIDIDA EM GRUPOS E CADA UM DESTES FICARAM RESPONSÁVEIS POR PREPARAR AS MISTURAS E EM SEGUIDA SEPARA-LAS UTILIZANDO OS TIPOS DE MÉTODOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS. NESTE SENTIDO OS BOLSISTAS QUESTIONAVAM OS ALUNOS SOBRE OS MÉTODOS UTILIZADOS PARA SEPARAR AS MISTURAS E DE ACORDO COM AS RESPOSTAS DOS MESMOS, OS BOLSISTAS EXPLICAVAM TEORICAMENTE O ASSUNTO A TODA TURMA. AO FINAL DA ATIVIDADE PÔDE-SE OBSERVAR O DESENVOLVIMENTO SIGNIFICATIVO DA APRENDIZAGEM DOS PARTICIPANTES. POR ISTO, CONSIDERA-SE RELEVANTE ESTE TIPO DE ATIVIDADE QUE CONSIDERE OS SABERES PRÉVIOS DOS ALUNOS NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTIFICO, TAL ATIVIDADE DEVE SER UTILIZADA COM MAIS FREQUÊNCIA NA DISCIPLINA DE QUÍMICA.