ESTE TRABALHO ABORDA A TEMÁTICA DE INCORPORAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC), TRAZIDA PELO CONCEITO DE GOVERNO ELETRÔNICO, AO UNIVERSO ESCOLAR, A PARTIR DE UM ESTUDO SOBRE DOIS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO, PRODUZIDOS PELA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DO CEARÁ (SEDUC) E VOLTADOS À GESTÃO ESCOLAR, QUAIS SEJAM, O SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO ESCOLAR (SIGE) E A SALA DE SITUAÇÃO. OBJETIVA-SE ENTENDER COMO AS TIC E OS SISTEMAS DE GESTÃO SÃO COMPREENDIDOS E UTILIZADOS NAS ESCOLAS DA REDE ESTADUAL DE ENSINO E QUAIS OS IMPACTOS DESSA UTILIZAÇÃO NO TRABALHO DESENVOLVIDO PELOS ATORES ESCOLARES. A COLETA DE DADOS FOI IMPLEMENTADA ATRAVÉS DA REALIZAÇÃO DE ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS COM OS DIRETORES DE SEIS ESCOLAS ESTADUAIS DO CEARÁ, LOCALIZADAS EM FORTALEZA, E DA APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS PARA OS MEMBROS DESSAS UNIDADES ESCOLARES QUE POSSUEM ACESSO AOS SISTEMAS. COM BASE NESSE ESTUDO, VERIFICOU-SE QUE EXISTE, DENTRO DOS CONTEXTOS ANALISADOS, UMA CULTURA DE UTILIZAÇÃO DAS TIC, DO SIGE E DA SALA DE SITUAÇÃO E QUE AS INFORMAÇÕES REGISTRADAS E DISPONIBILIZADAS POR ESSES SISTEMAS AFETAM O TRABALHO DOS ATORES ESCOLARES. VERIFICOU-SE, AINDA, A EXISTÊNCIA DE ENTRAVES NA UTILIZAÇÃO DAS TIC E DOS SISTEMAS DE GESTÃO, DE MODO QUE O INVESTIMENTO EM RECURSOS TECNOLÓGICOS E O FOMENTO À FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DOS ATORES ESCOLARES REPRESENTAM IMPORTANTES BASES PARA A IMPLEMENTAÇÃO DO GOVERNO ELETRÔNICO NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA.