O PRESENTE ARTIGO É RESULTADO DE UMA MESA REDONDA REALIZADA NA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ, DISCUTINDO A TEMÁTICA DE DIVERSIDADE DE GÊNERO. MEDIANTE ESSA ABORDAGEM, SURGIU O INTERESSE DE REALIZAÇÃO DESSE ESTUDO, CONSTITUINDO-SE NA ELABORAÇÃO DE UM ARTIGO INTITULADO “GÊNERO E DIVERSIDADE SEXUAL: UM DEBATE NECESSÁRIO NO AMBIENTE ESCOLAR”, TENDO COMO QUESTÃO PROBLEMA PERCEBER DE QUE FORMA O GÊNERO E A DIVERSIDADE SEXUAL ESTÃO PRESENTES NA EDUCAÇÃO ESCOLAR E OBJETIVANDO (RE)CONHECER A IMPORTÂNCIA DA TEMÁTICA GÊNERO E DIVERSIDADE SEXUAL NO AMBIENTE ESCOLAR. PARA A SUA ELABORAÇÃO, METODOLOGICAMENTE A MESMA OCORREU POR MEIO DE LEVANTAMENTOS BIBLIOGRÁFICOS DE AUTORES COMO SCOTT (1995), BUTLER (2003), LOURO (1997) E ENTRE OUTROS NA CONSTRUÇÃO DO ARTIGO, E ESTRUTURANDO-SE EM DOIS TÓPICOS PARA PROPICIAR UMA MAIOR ANÁLISE, NA QUAL INTITULA-SE NA PRIMEIRA “GÊNERO: UMA CONSTRUÇÃO HISTÓRICA”, REALIZANDO-SE UMA DISCUSSÃO EM TORNO DO GÊNERO E SUA CONSTRUÇÃO HISTÓRICO SOCIAL, JÁ NO SEGUNDO “A DIVERSIDADE SEXUAL” PONTUANDO SOBRE A DIVERSIDADE SEXUAL PARA SUA MAIOR COMPREENSÃO E POSTERIORMENTE TEM-SE UMA DISCUSSÃO EM TORNO DO GÊNERO E A DIVERSIDADE SEXUAL COM ÊNFASE NO AMBIENTE ESCOLAR. DESTA MANEIRA, PODE-SE CONSTAR A IMPORTÂNCIA DE DESENVOLVER ABORDAGENS DE ASSUNTOS ACERCA DO GÊNERO E DIVERSIDADE SEXUAL NO ESPAÇO ESCOLAR, COMO MECANISMO DE DESENVOLVER IGUALDADE E DIREITOS E ASSIM, RECONHECER O DIVERSO PARA ALÉM DE UM OLHAR BINÁRIO DE POLARIZAÇÃO ENTRE HOMENS, MULHERES E HETEROSSEXUAL