RESUMO: O PRESENTE ESTUDO É UM PROJETO DE PESQUISA E TEM POR OBJETIVO FAZER UM ESTUDO TEÓRICO E PRÁTICO A RESPEITO DA INCLUSÃO DOS SURDOS, ASSIM, PODENDO ENTENDER COMO DE FATO ACONTECE ESTE PROCESSO DE ENSINO NAS UNIVERSIDADES QUE VEM CRESCENDO CADA VEZ MAIS, FATO PREOCUPANTE E EVIDENCIADO EM MUITAS UNIVERSIDADES FEDERAIS DO BRASIL. PARA DAR ÊNFASE À PESQUISA BUSCAMOS ATRAVÉS DE UM FEEDBACK DE UM EX-ALUNO, DAS EDIÇÕES ANTERIORES, ANALISAR E VERIFICAR COMO REALMENTE SE DEU O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM, VERIFICANDO SUAS EXPECTATIVAS ACERCA DO CURSO, SE FORAM REALMENTE ALCANÇADAS, ASSIM COMO AS SUAS OPINIÕES E POSSÍVEIS MELHORAS FUTURAS NAS DISCIPLINAS DE LIBRAS. COMO RESULTADOS OBTIVEMOS ATRAVÉS DO FEEDBACK, 70% DE RESPOSTAS POSITIVAS, ONDE ESTAS EXPRESSAM AS SATISFAÇÕES E A IMPORTÂNCIA EM SE REALIZAR UM CURSO DE LIBRAS PARA TODOS E QUAISQUER PROFISSIONAIS, NÃO SE LIMITANDO APENAS AO ÂMBITO EDUCACIONAL, MAS A VIDA EM SOCIEDADE DE MODO GERAL. DESSE MODO FOI POSSÍVEL CONCLUIR QUE EXISTEM INÚMERAS BARREIRAS NO PROCESSO EDUCATIVO, PORÉM O MAIOR ENTRAVE, AINDA, ESTÁ NA DESINFORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS ENVOLVIDOS NESSE PROCESSO.