ESSE TRABALHO TEM O OBJETIVO DE RELATAR REFLEXÕES DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, EM SE TRATANDO DE
VIVÊNCIAS DURANTE O DESENVOLVIMENTO DO TEMA DE PESQUISA “FORMIGAS” EM UMA TURMA DE NÍVEL
III. O LÓCUS DESSE ESTUDO SE DEU NO CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL MARIA LUIZA SANTOS DE SOUZA,
LOCALIZADO NA CIDADE DO NATAL/RN. NESSE ESTUDO BUSCAMOS AINDA, REFLETIR SOBRE A IMPORTÂNCIA DA CRIANÇA
COMO PROTAGONISTA DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, DANDO IMPORTÂNCIA ÀS EXPERIÊNCIAS
SIGNIFICATIVAS E A REFLEXÃO INFANTIL ACERCA DAS QUESTÕES LEVANTADAS A PARTIR DE UM ACONTECIMENTO REAL
VIVIDO PELO GRUPO. FAZEMOS, PORTANTO, UMA CRÍTICA ÀS INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO INFANTIL, EM QUE OS TEMAS
DE PESQUISA E ASSUNTOS ABORDADOS PARTEM DOS ADULTOS E NÃO DOS INTERESSES DO GRUPO DE CRIANÇAS, O QUE
TORNA AS ABORDAGENS DESINTERESSANTES, UMA VEZ QUE AS CRIANÇAS FICAM COMO MEROS ESPECTADORES AO INVÉS
DE PROTAGONISTAS NESSE PROCESSO DE FORMAÇÃO. NESSE SENTIDO, ESSE ESTUDO TEM UMA NATUREZA QUALITATIVA,
EM QUE COMPREENDEMOS TODO O PROCESSO DE OBSERVAÇÕES E ESTUDOS PARA A SUA CONSTRUÇÃO. NOS PAUTAMOS
NAS FUNDAMENTAÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS COMO O DCNEI (2010) E A BNCC (2017), DOCUMENTOS
NORTEADORES PARA A EDUCAÇÃO; OLIVEIRA (2002), NO ENTENDIMENTO DA CONSTRUÇÃO SOCIAL DA CRIANÇAS; E,
KRAMER (2006), COM A PERSPECTIVA DE CRIANÇA ENQUANTO SUJEITO HISTÓRICO E SOCIAL.