BASEADO EM EVIDÊNCIAS QUE APONTAM A CARÊNCIA METODOLÓGICA PARA SE CONTEXTUALIZAR CONCEITOS NO ENSINO DE QUÍMICA, ESTE TRABALHO PROPÕE INVESTIGAR A UTILIZAÇÃO DA ASTRONOMIA COMO TEMA ESTRUTURANTE NO QUE DIZ RESPEITO AOS CONCEITOS DE ESPECTROSCOPIA E ELEMENTOS QUÍMICOS, MEDIANTE UMA DISCUSSÃO DA COMPOSIÇÃO QUÍMICA DOS ASTROS. PARA TAL, DISPÕE-SE NO PRESENTE TRABALHO UMA METODOLOGIA DE CARÁCTER BÁSICO, DE CUNHO EXPLORATÓRIO E QUALITATIVO, UTILIZANDO-SE COMO RECURSO ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA E PUBLICAÇÕES DE DIVERSOS AUTORES, BUSCANDO, POR MEIO DESTES, PROVER UM RECURSO PARA ROMPER AS BARREIRAS DO ENSINO TRADICIONAL, ESTIMULANDO PRECEITOS INOVADORES QUE CONTRIBUAM NO ENSINO DE QUÍMICA, NO QUAL A ASTRONOMIA DEMONSTRA PERMITIR ABORDAGENS QUE EXPLORAM A INTERDISCIPLINARIDADE E CONTRIBUEM NA FORMAÇÃO COMO SUJEITO DO PROFESSOR E ALUNO NOS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM.