O PRESENTE ARTIGO, É RESULTADO DE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA QUE FAZ PARTE DE UM DOS CAPÍTULOS DA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO QUE AINDA ESTÁ EM CONSTRUÇÃO. CUJO OBJETIVOS SÃO: EXPLICITAR SOBRE O PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO INDÍGENA CONSIDERANDO SUAS PECULIARIDADES, E A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO ESPECÍFICA DO PROFESSOR INDÍGENA PARA ATUAR NESTE CONTEXTO, ALÉM DE ENFATIZAR A NECESSIDADE DESTE PROFISSIONAL PARA A EFETIVAÇÃO DE UM ENSINO INTERCULTURAL, BILÍNGUE E DIFERENCIADO. DIANTE DISSO, APESAR DA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA AO LONGO DOS SÉCULOS TER PASSADO POR UM PROCESSO DE INTEGRAÇÃO, A PARTIR DE 1988 COM A PROMULGAÇÃO DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL, RESPALDADOS PELAS ORGANIZAÇÕES E MOBILIZAÇÕES INDÍGENAS, ESTA POPULAÇÃO PÔDE TER SEUS DIREITOS RECONHECIDOS EM LEI. ASSIM RELACIONADO A EDUCAÇÃO, PARA QUE SE EFETIVE UM ENSINO INTERCULTURAL, TORNA-SE NECESSÁRIO HAVER FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA PARA OS PROFESSORES INDÍGENAS, COMO FORMA DE FORTALECER A EDUCAÇÃO E A IDENTIDADE DO POVO.