O PRESENTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO PRINCIPAL COMPREENDER DE QUE FORMA SE DÁ O PAPEL DO INTERPRETE/INSTRUTOR DE LIBRAS NA INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS EM SALAS DE ENSINO REGULAR, NO INSTITUTO EDUCACIONAL CÔNEGO NESTOR DE CARVALHO CUNHA NO MUNICÍPIO DE SÃO BEIRANDO – MA, PRETENDE-SE COM ISSO IDENTIFICAR JUNTO AOS PROFESSORES E A AOS INTERPRETES QUAL SUA IMPORTÂNCIA NO PROCESSO DE INCLUSÃO DO ALUNO SURDO DENTRO DA SALA DE AULA E DA ESCOLA. PARA TAL FORAM FEITAS REVISÕES BIBLIOGRÁFICAS DE AUTORES COMO MARCON (2012) E OLAH E OLAH (2010) BEM COMO ENTREVISTAS COM AS INTERPRETES QUE ATUAM NA ESCOLA, AFIM DE PERCEBER COMO SE DÁ O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DOS CONCEITOS DENTRO DA LIBRAS, BEM COMO TODA A IMPORTÂNCIA DA PRESENÇA DO INTERPRETE DENTRO DA SALA DE AULA PARA A INCLUSÃO DO ALUNO IDENTIFICANDO TAMBÉM AS DIFICULDADES INERENTES AO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DO ALUNO SURDO DENTRO DA ESCOLA.