O PRESENTE ARTIGO TRATA DE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA REALIZADA COM BASE EM DOCUMENTOS LEGAIS A CERCA DA EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS, COM O INTUITO DE RESGATAR A TRAJETÓRIA DOS DIREITOS HUMANOS E DE COMO ELE CHEGOU ATÉ O CURRÍCULO EDUCACIONAL, A FIM DE CONHECER, DESCREVER E ANALISAR TRABALHOS JÁ REALIZADOS, PRIMORDIALMENTE, A BASE NO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS E A GARANTIA E IMPLEMENTAÇÃO DA EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS (EDH) NO ESTADO DE PERNAMBUCO, COM BASE NAS SITUAÇÕES PROBLEMAS, É PRECISO COMPREENDER DE QUE FORMA A ESCOLA SEGUE AS DIRETRIZES NACIONAIS E ESTÃO IMPLEMENTANDO A EDH NOS EIXOS FUNDAMENTAIS DO DIREITO À EDUCAÇÃO. CONCLUÍMOS QUE A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS PASSA PELA DIFICULDADE DE QUE SE FALAR SOBRE, É IMPORTANTE FALAR, REFLETIR, DISCUTIR EM TEMÁTICAS, POIS O TRATAMENTO DA DIVERGÊNCIA MUITAS VEZES SÃO DIVERGIDOS E NÃO SÃO EXPLANADOS, O QUE NÃO CONTRIBUI PARA UMA EDUCAÇÃO CONSTRUTIVA E DE VALOR.