O PRESENTE ARTIGO É RESULTANTE DE UMA PESQUISA DE CAMPO REALIZADA NA DISCIPLINA DE AVALIAÇÃO DE
APRENDIZAGEM, OCORRIDA EM DUAS ESCOLAS, SENDO UMA DA REDE PARTICULAR DE ENSINO E OUTRA DA REDE
MUNICIPAL, AMBAS LOCALIZADAS NA CIDADE DE TERESINA – PI. TENDO COMO OBJETIVO GERAL: INVESTIGAR O QUE
PENSA O PROFESSOR DA EDUCAÇÃO BÁSICA SOBRE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM. TENDO COMO OBJETIVOS
ESPECÍFICOS: VERIFICAR AS PRÁTICAS DE AVALIAÇÃO DO PROFESSOR E ANALISAR A PRÁTICA AVALIATIVA NA EDUCAÇÃO
BÁSICA. O ESTUDO OCORREU POR MEIO DE UMA PESQUISA DE CAMPO POR MEIO DA ABORDAGEM QUALITATIVA COM
A PARTICIPAÇÃO DE DUAS PROFESSORAS QUE TRABALHAM NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, TENDO COMO
INSTRUMENTO PARA COLETA DE DADOS O QUESTIONÁRIO. DENTRE OS TEÓRICOS QUE CONTRIBUÍRAM PARA ESSA PESQUISA
UTILIZAMOS LUCKESI (2005), LIBÂNEO (2013), WERNECK (2001) DENTRE OUTROS. A ANÁLISE DE DADOS
FOI AGRUPADA EM CINCO CATEGORIAS AS QUAIS MOSTRAM DE FORMA CLARA OS OBJETIVOS TRAÇADOS SOBRE A
CONCEPÇÃO E PRÁTICA DO PROFESSOR SOBRE A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM. CERTIFICAMOS QUE REQUER UMA
REFLEXÃO CRÍTICA SOBRE A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO AMBIENTE ESCOLAR COM RELAÇÃO AO SEU SIGNIFICADO
E A SUA PRÁTICA, POIS NECESSITAM DE UM APERFEIÇOAMENTO PARA SER EFICAZ.