O USO DE SITUAÇÃO-PROBLEMA COMO METODOLOGIA PARA O ENSINO DO MODELO ATÔMICO DE BOHR
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 61752 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 3369 "inscrito_id" => 11282 "titulo" => "O USO DE SITUAÇÃO-PROBLEMA COMO METODOLOGIA PARA O ENSINO DO MODELO ATÔMICO DE BOHR" "resumo" => """ NO ENSINO DE QUÍMICA, PODE-SE PERCEBER QUE A FALTA DE METODOLOGIAS ATIVAS EM SALAS DE AULA\r\n CULMINA EM UM ENSINO DESESTIMULANTE E ROTINEIRO, O QUE DIFICULTA A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS.\r\n NESSE SENTIDO, O USO DE NOVAS METODOLOGIAS, COMO SITUAÇÕES-PROBLEMA, PODE SERVIR COMO\r\n FACILITADOR NO ENSINO DE QUÍMICA. PARTINDO DESSAS PREMISSAS, O OBJETIVO DO TRABALHO TRATA-SE DA\r\n IMPLANTAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS EM SALA DE AULA UTILIZANDO SITUAÇÕES-PROBLEMA QUE POSSAM\r\n RELACIONAR ASSUNTOS DE QUÍMICA AO COTIDIANO DO ALUNO. A METODOLOGIA SE DEU A PARTIR DA APLICAÇÃO\r\n DE QUESTIONÁRIOS PARA ANÁLISE DE CONHECIMENTOS PRÉVIOS DOS ALUNOS E LOGO APÓS FORAM ABORDADAS\r\n POSSÍVEIS HIPÓTESES SOBRE A RELAÇÃO DOS FOGOS DE ARTIFÍCIO COM OS MODELOS ATÔMICOS. DE ACORDO\r\n COM OS RESULTADOS, PÔDE-SE PERCEBER QUE OS ALUNOS SENTIAM DIFICULDADES NA DISCIPLINA DE QUÍMICA,\r\n ENTRETANTO, COM A APLICAÇÃO DA SITUAÇÃO-PROBLEMA FOI PERCEPTÍVEL QUE ESTES PUDERAM RESOLVER AS\r\n QUESTÕES PROPOSTAS RELACIONANDO COM O CONTEÚDO ESTUDADO. DIANTE DESSES ARGUMENTOS É POSSÍVEL\r\n PERCEBER O QUÃO É IMPORTANTE UTILIZAR METODOLOGIAS ATIVAS, SAINDO ASSIM DO ENSINO CONVENCIONAL E\r\n USANDO NOVAS FERRAMENTAS DE ENSINO PARA UMA APRENDIZAGEM MAIS SIGNIFICATIVA. """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "FOGOS DE ARTIFÍCIO, SITUAÇÃO-PROBLEMA, MODELOS ATÔMICOS, ENSINO DE QUÍMICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA16_ID11282_19092019171338.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:43" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELIANE BRUNA BEZERRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ELIANE BRUNA" "autor_email" => "elianeeubruna@gmail.com" "autor_ies" => "IFRN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 61752 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 3369 "inscrito_id" => 11282 "titulo" => "O USO DE SITUAÇÃO-PROBLEMA COMO METODOLOGIA PARA O ENSINO DO MODELO ATÔMICO DE BOHR" "resumo" => """ NO ENSINO DE QUÍMICA, PODE-SE PERCEBER QUE A FALTA DE METODOLOGIAS ATIVAS EM SALAS DE AULA\r\n CULMINA EM UM ENSINO DESESTIMULANTE E ROTINEIRO, O QUE DIFICULTA A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS.\r\n NESSE SENTIDO, O USO DE NOVAS METODOLOGIAS, COMO SITUAÇÕES-PROBLEMA, PODE SERVIR COMO\r\n FACILITADOR NO ENSINO DE QUÍMICA. PARTINDO DESSAS PREMISSAS, O OBJETIVO DO TRABALHO TRATA-SE DA\r\n IMPLANTAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS EM SALA DE AULA UTILIZANDO SITUAÇÕES-PROBLEMA QUE POSSAM\r\n RELACIONAR ASSUNTOS DE QUÍMICA AO COTIDIANO DO ALUNO. A METODOLOGIA SE DEU A PARTIR DA APLICAÇÃO\r\n DE QUESTIONÁRIOS PARA ANÁLISE DE CONHECIMENTOS PRÉVIOS DOS ALUNOS E LOGO APÓS FORAM ABORDADAS\r\n POSSÍVEIS HIPÓTESES SOBRE A RELAÇÃO DOS FOGOS DE ARTIFÍCIO COM OS MODELOS ATÔMICOS. DE ACORDO\r\n COM OS RESULTADOS, PÔDE-SE PERCEBER QUE OS ALUNOS SENTIAM DIFICULDADES NA DISCIPLINA DE QUÍMICA,\r\n ENTRETANTO, COM A APLICAÇÃO DA SITUAÇÃO-PROBLEMA FOI PERCEPTÍVEL QUE ESTES PUDERAM RESOLVER AS\r\n QUESTÕES PROPOSTAS RELACIONANDO COM O CONTEÚDO ESTUDADO. DIANTE DESSES ARGUMENTOS É POSSÍVEL\r\n PERCEBER O QUÃO É IMPORTANTE UTILIZAR METODOLOGIAS ATIVAS, SAINDO ASSIM DO ENSINO CONVENCIONAL E\r\n USANDO NOVAS FERRAMENTAS DE ENSINO PARA UMA APRENDIZAGEM MAIS SIGNIFICATIVA. """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "FOGOS DE ARTIFÍCIO, SITUAÇÃO-PROBLEMA, MODELOS ATÔMICOS, ENSINO DE QUÍMICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA16_ID11282_19092019171338.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:43" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELIANE BRUNA BEZERRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ELIANE BRUNA" "autor_email" => "elianeeubruna@gmail.com" "autor_ies" => "IFRN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }