AS DISCUSSÕES SOBRE O TEXTO COMO EIXO CENTRAL DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM GANHARAM FORÇA NAS ÚLTIMAS DÉCADAS, PRINCIPALMENTE COM OS PRESSUPOSTOS TEÓRICOS DA LINGUÍSTICA TEXTUAL. FORMAR UM ALUNO COMPETENTE TEXTUALMENTE É UM DOS PRINCIPAIS OBJETIVOS DO ENSINO DE LÍNGUA, SEJA ELA MATERNA OU ESTRANGEIRA. NESSE SENTIDO, ESTE ARTIGO BUSCOU ANALISAR CINCO PROPOSTAS DE PRODUÇÕES TEXTUAIS DE UM MANUAL DIDÁTICO UTILIZADO NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE SÃO MIGUEL/RN. TOMANDO OS PRINCÍPIOS DA LINGUÍSTICA TEXTUAL COMO TESSITURA TEÓRICA E METODOLÓGICA, BUSCAMOS INVESTIGAR AS ETAPAS DE PRODUÇÃO DE TEXTOS ESCRITOS, DESDE SEU PLANEJAMENTO ATÉ A VERSÃO FINAL. UTILIZAMOS DAS DISCUSSÕES TEÓRICAS DE BENTES (2004), KOCH E ELIAS (2016), ANTUNES (2010) E SANTOS, RICHE E TEIXEIRA (2012) PARA AS ANÁLISES. COMPREENDEMOS, AO FIM DA INVESTIGAÇÃO, QUE HÁ UMA PREDOMINÂNCIA, NO LIVRO, DE ORIENTAÇÕES COM RELAÇÃO À ESTRUTURA DO GÊNERO. AS ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS AOS PROFESSORES SÃO POSITIVAS PARA O TRABALHO DE PRODUÇÃO. OS ELEMENTOS ENVOLVIDOS NA PRODUÇÃO, COMO O OBJETIVO, OS INTERLOCUTORES, O CONTEXTO, SÃO BEM EXPLORADOS PELAS PROPOSTAS ANALISADAS. AS ETAPAS PARA O PLANEJAMENTO DO TEXTO, PRIMEIRA ESCRITA, REVISÃO E ESCRITA FINAL É FEITA DE FORMA SUPERFICIAL, PRINCIPALMENTE SE PENSARMOS QUE NESTE ANO DE ENSINO, O PRIMEIRO DE CONTATO FORMAL COM A LÍNGUA INGLESA NECESSITA DE MAIORES INSTRUÇÕES COM RELAÇÃO AOS ASPECTOS LINGUÍSTICOS E TEXTUAIS.