O ESTUDO É RESULTADO DE UMA VISITA REALIZADA NA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA JAGUARIBANA ZÉ MARIA DO TOMÉ, SITUADA EM TABULEIRO DO NORTE, EM MARÇO DE 2019. OBJETIVA-SE REFLETIR SOBRE A DINÂMICA DA EDUCAÇÃO DO CAMPO E COMPREENDER A APLICABILIDADE DA PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA. METODOLOGICAMENTE, O ESTUDO BASEIA-SE EM DADOS OBTIDOS EM VISITA À EFA JAGUARIBANA, ONDE A VIVÊNCIA COM AS ATIVIDADES DA ESCOLA POSSIBILITOU ENTENDER O COTIDIANO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO. ADEMAIS, O DIÁLOGO COM MORADORES DE UMA COMUNIDADE PRÓXIMA DA INSTITUIÇÃO, VIABILIZOU CONSTATAR OS RESULTADOS DA APLICAÇÃO DA PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA. PARA EMBASAR OS RESULTADOS, FOI REALIZADA UMA REVISÃO DE LITERATURA SOBRE OS TEMAS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO, PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA E AGROECOLOGIA. COMPREENDE-SE QUE A EDUCAÇÃO DO CAMPO NASCE PARA ATENDER AS ESPECIFICIDADES DA POPULAÇÃO RURAL. DIANTE DA MODERNIZAÇÃO DAS PRÁTICAS AGRÍCOLAS, CONCOMITANTE À DEPRECIAÇÃO DA IMAGEM DO CAMPESINATO, A EDUCAÇÃO DO CAMPO SURGE COMO UMA FORMA DE RESISTÊNCIA E DE VALORIZAÇÃO DA CULTURA E DO MODO DE VIDA DO POVO CAMPONÊS. NESSE CONTEXTO DE RESISTÊNCIA FRENTE AO AGRONEGÓCIO, A EFA JAGUARIBANA SURGE ALMEJANDO IMPRIMIR UM FORMATO DE EDUCAÇÃO QUE RESPEITA AS SINGULARIDADES DO CAMPO. A INSTITUIÇÃO VISA O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DOS EDUCANDOS PARALELAMENTE AO DO TERRITÓRIO. COMO UM DOS PRINCÍPIOS DA ESCOLA, TEM-SE A PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA, CARACTERIZADA PELA VALORIZAÇÃO DOS SABERES DO CAMPO, CONSIDERANDO-OS COMO PARTE DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. SUA APLICABILIDADE OCORRE NA ALTERNÂNCIA DE MOMENTOS NO AMBIENTE ESCOLAR E NA TROCA DE CONHECIMENTOS COM O MEIO EXTERNO.