OBJETIVAMOS, NESTE ARTIGO, APRESENTAR UMA DISCUSSÃO SOBRE A LEITURA DO GÊNERO CARTA DO LEITOR. MAIS
ESPECIFICAMENTE, INTENTAMOS, AQUI, LANÇAR UM OLHAR SOBRE A FUNÇÃO DOS ELEMENTOS MODALIZADORES NO JÁ
SUPRACITADO GÊNERO TEXTUAL. PARA TANTO, LANÇAREMOS MÃO DOS PRESSUPOSTOS TEÓRICOS APRESENTADOS PELA
TEORIA DA MODALIZAÇÃO NA LÍNGUA, A PARTIR CASTILHO E CASTILHO (1993), CERVONI (1989) E KOCH (2002).
TEREMOS AINDA, COMO APORTE, AS CONTRIBUIÇÕES APRESENTADAS PELA TEORIA DA ARGUMENTAÇÃO NA LÍNGUA,
COM BASE EM DUCROT E COLABORADORES (1994). EM SÍNTESE, ESSAS TEORIAS ENTENDEM QUE SEMPRE QUE
APRESENTAMOS NOSSOS DISCURSOS, APRESENTAMOS, TAMBÉM, POR MEIO DAS ESCOLHAS LINGUÍSTICAS QUE
UTILIZAMOS, FORMAS QUE INDICAM COMO ESSE NOSSO DISCURSO DEVE SER LIDO. AS ANÁLISES EMPREENDIDAS POR
NÓS REVELARAM QUE ELEMENTOS COMPREENDIDOS COMO “ADJETIVOS” PELA GRAMÁTICA TRADICIONAL FUNCIONAM,
NA VERDADE, COMO ESTRUTURAS QUE ORIENTAM OS ENUNCIADOS DOS FALANTES DE FORMA ARGUMENTATIVA, E QUE A FUNÇÃO DE UM ADJETIVO VAI ALÉM DE SIMPLESMENTE DAR CARACTERÍSTICA AO SUBSTANTIVO.