Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

NO TOCANTE À LEITURA DO GÊNERO CARTA DO LEITOR: UM OLHAR SOBRE OS ELEMENTOS MODALIZADORES

Palavra-chaves: CARTA DO LEITOR, MODALIZAÇÃO, ARGUMENTAÇÃO, LEITURA Comunicação Oral (CO) GT 15 – Ensino de línguas
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      ESPECIFICAMENTE, INTENTAMOS, AQUI, LANÇAR UM OLHAR SOBRE A FUNÇÃO DOS ELEMENTOS MODALIZADORES NO JÁ\r\n
      SUPRACITADO GÊNERO TEXTUAL. PARA TANTO, LANÇAREMOS MÃO DOS PRESSUPOSTOS TEÓRICOS APRESENTADOS PELA\r\n
      TEORIA DA MODALIZAÇÃO NA LÍNGUA, A PARTIR CASTILHO E CASTILHO (1993), CERVONI (1989) E KOCH (2002).\r\n
      TEREMOS AINDA, COMO APORTE, AS CONTRIBUIÇÕES APRESENTADAS PELA TEORIA DA ARGUMENTAÇÃO NA LÍNGUA,\r\n
      COM BASE EM DUCROT E COLABORADORES (1994). EM SÍNTESE, ESSAS TEORIAS ENTENDEM QUE SEMPRE QUE\r\n
      APRESENTAMOS NOSSOS DISCURSOS, APRESENTAMOS, TAMBÉM, POR MEIO DAS ESCOLHAS LINGUÍSTICAS QUE\r\n
      UTILIZAMOS, FORMAS QUE INDICAM COMO ESSE NOSSO DISCURSO DEVE SER LIDO. AS ANÁLISES EMPREENDIDAS POR\r\n
      NÓS REVELARAM QUE ELEMENTOS COMPREENDIDOS COMO “ADJETIVOS” PELA GRAMÁTICA TRADICIONAL FUNCIONAM,\r\n
      NA VERDADE, COMO ESTRUTURAS QUE ORIENTAM OS ENUNCIADOS DOS FALANTES DE FORMA ARGUMENTATIVA, E QUE A FUNÇÃO DE UM ADJETIVO VAI ALÉM DE SIMPLESMENTE DAR CARACTERÍSTICA AO SUBSTANTIVO.
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Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

OBJETIVAMOS, NESTE ARTIGO, APRESENTAR UMA DISCUSSÃO SOBRE A LEITURA DO GÊNERO CARTA DO LEITOR. MAIS ESPECIFICAMENTE, INTENTAMOS, AQUI, LANÇAR UM OLHAR SOBRE A FUNÇÃO DOS ELEMENTOS MODALIZADORES NO JÁ SUPRACITADO GÊNERO TEXTUAL. PARA TANTO, LANÇAREMOS MÃO DOS PRESSUPOSTOS TEÓRICOS APRESENTADOS PELA TEORIA DA MODALIZAÇÃO NA LÍNGUA, A PARTIR CASTILHO E CASTILHO (1993), CERVONI (1989) E KOCH (2002). TEREMOS AINDA, COMO APORTE, AS CONTRIBUIÇÕES APRESENTADAS PELA TEORIA DA ARGUMENTAÇÃO NA LÍNGUA, COM BASE EM DUCROT E COLABORADORES (1994). EM SÍNTESE, ESSAS TEORIAS ENTENDEM QUE SEMPRE QUE APRESENTAMOS NOSSOS DISCURSOS, APRESENTAMOS, TAMBÉM, POR MEIO DAS ESCOLHAS LINGUÍSTICAS QUE UTILIZAMOS, FORMAS QUE INDICAM COMO ESSE NOSSO DISCURSO DEVE SER LIDO. AS ANÁLISES EMPREENDIDAS POR NÓS REVELARAM QUE ELEMENTOS COMPREENDIDOS COMO “ADJETIVOS” PELA GRAMÁTICA TRADICIONAL FUNCIONAM, NA VERDADE, COMO ESTRUTURAS QUE ORIENTAM OS ENUNCIADOS DOS FALANTES DE FORMA ARGUMENTATIVA, E QUE A FUNÇÃO DE UM ADJETIVO VAI ALÉM DE SIMPLESMENTE DAR CARACTERÍSTICA AO SUBSTANTIVO.

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