O ARTIGO INTITULADO “O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO FUNDAMENTAL I: UMA PRÁTICA NECESSÁRIA”, TEM POR FINALIDADE REFLETIR SOBRE AS EXPERIÊNCIAS DESENVOLVIDAS POR MEIO DA PRÁTICA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO II PELOS ALUNOS DO 7° PERÍODO DE PEDAGOGIA DO INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS, EDUCAÇÃO E ZOOTECNIA (ICSEZ) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM) NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2018, INTEGRADO AO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA. O ESTÁGIO REALIZOU-SE EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE PARINTINS-AM, CONSIDERANDO AS SEGUINTES ETAPAS: RODA DE CONVERSA COM OS PROFESSORES DA INSTITUIÇÃO E ACADÊMICOS, PARA DIALOGAR ACERCA DOS OBJETIVOS E ETAPAS DO ESTÁGIO, OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I COM REGISTROS NO DIÁRIO DE CAMPO E POR ÚLTIMO A REGÊNCIA. O ESTUDO ESTÁ FUNDAMENTADO NOS AUTORES: PAULO FREIRE (1996), TARDIF (2002), AUGUSTO CURY (2003) E GRAMSCI (1968). O ESTÁGIO SUPERVISIONADO POSSIBILITOU AO ACADÊMICO DE LICENCIATURA, O CONTATO DIRETO COM A ESCOLA DO ENSINO FUNDAMENTAL, CONTRIBUINDO PARA A CONSTRUÇÃO REAL DA RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA, REFLEXÕES ACERCA DA DOCÊNCIA E DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DOS ALUNOS, AMPLIAÇÃO DE CONHECIMENTOS E HABILIDADES QUE DEVEM SER LEVADOS EM CONSIDERAÇÃO NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES.