O PRESENTE ARTIGO TEM POR OBJETIVO DE COMPREENDER COMO O ENSINO RELIGIOSO É DESENVOLVIDO NAS ESCOLAS PÚBLICAS EM FORTALEZA, ASSIM COMO DESTACAR O PERFIL DO PROFESSOR DE ENSINO RELIGIOSO E AVALIAR AS ESTRATÉGIAS DE FORMAÇÃO DESSES PROFESSORES, PRINCIPALMENTE APÓS APROVAÇÃO DA NOVA BASE COMUM CURRICULAR PARA O ENSINO FUNDAMENTAL NO ANO DE 2017 QUE INSTITUI A ÁREA DE ENSINO RELIGIOSO E É ESTABELECIDO COMO COMPONENTE CURRICULAR E VEM ACOMPANHANDO O QUE DIZ A LDB (ARTIGO 33, ALTERADO PELA LEI 9475/1997) AO RESPEITAR A DIVERSIDADE CULTURAL RELIGIOSA E SEM PROSELITISMO. A METODOLOGIA QUE USAREMOS PARA O ALCANCE DO REFERIDO OBJETIVO É DO TIPO PESQUISA QUALITATIVA COM UMA ABORDAGEM DE ESTUDO DE CASO, JÁ QUE, PRETENDEMOS EXPLICAR O PORQUÊ DAS COISAS, EXPRIMINDO O QUE CONVÉM SER FEITO, MAS NÃO QUANTIFICAM OS VALORES. O ESTUDO DE CASO É IMPORTANTE QUANDO DELIBERADAMENTE QUISESSE LIDAR COM CONDIÇÕES CONTEXTUAIS - ACREDITANDO QUE ELAS PODERIAM SER ALTAMENTE PERTINENTES AO SEU FENÔMENO DE ESTUDO.