AS POLÍTICAS PÚBLICAS EM RELAÇÃO A EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM COMUNIDADES RURAIS TÊM SIDO DEIXADAS PARA SEGUNDO PLANO, MESMO CONSIDERANDO QUE A EDUCAÇÃO, SANEAMENTO E SAÚDE NAS COMUNIDADES RURAIS SÃO AS MAIS PRECÁRIAS NO PAÍS, ONDE OS MAIORES PREJUDICADOS POR ESSA INEFICIÊNCIA SÃO AS CRIANÇAS. NO MUNICÍPIO DE TOMÉ-AÇU (PA), POR EXEMPLO, MAIS DE 13% DAS CRIANÇAS MENORES DE 5 ANOS MORAM COM RESPONSÁVEIS ANALFABETOS E EM CONDIÇÕES DE SANEAMENTO INADEQUADO. FRENTE A NECESSIDADE DE SE PROMOVER DIÁLOGOS INFORMAIS SOBRE SANEAMENTO E SAÚDE DE FORMA SIMPLIFICADA PARA TODAS AS FAIXAS ETÁRIAS E PARA INCLUSÃO DOS ANALFABETOS, O PRESENTE TRABALHO TEVE COMO PRINCIPAL OBJETIVO A REALIZAÇÃO DE UMA PALESTRA NÃO-FORMAL NA COMUNIDADE RURAL DE TOMÉ-AÇU (PA). O TRABALHO CONTOU COM A APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO SOCIOAMBIENTAL E COM OS RESULTADOS FOI PRODUZIDO O CONTEÚDO DA PALESTRA. OS RESULTADOS DOS QUESTIONÁRIOS MOSTRARAM A PRECARIEDADE DOS SERVIÇOS DE SANEAMENTO BÁSICO PRESTADOS A POPULAÇÃO LOCAL, E AUSÊNCIA DE AÇÕES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL. DIANTE DESTE CENÁRIO FOI REALIZADA UMA PALESTRA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA COMUNIDADE ABORDANDO TEMAS COMO: DOENÇAS DE VEICULAÇÃO HÍDRICA, POÇOS RASOS, TRATAMENTOS DA ÁGUA ANTES DO CONSUMO E CUIDADOS HIGIÊNICOS-SANITÁRIOS. PARA FACILITAR O ENTENDIMENTO DO PÚBLICO, FORAM UTILIZADOS FLUXOGRAMAS, IMAGENS EXPLICATIVAS, CONFECÇÃO DE UM FILTRO SIMPLES E OS TIPOS DE MANANCIAIS SUBTERRÂNEOS, AMBOS FEITOS NA GARRAFA PET.