O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR ALGUNS ELEMENTOS DO PENSAMENTO DE LEV S. VYGOTSKY NA EDUCAÇÃO E A IDENTIFICAÇÃO DE SUAS PRINCIPAIS CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS. NO ENTANTO, PODEMOS PERCEBER À NECESSIDADE DE OBSERVAR QUE O DESENVOLVIMENTO PSICOLÓGICO DEVE SER OLHADO DE MANEIRA PROSPECTIVA POIS ELENCAR CAPACIDADES JÁ CONSOLIDADAS NO ALUNO NÃO IMPLICA EM ATUAR EFETIVAMENTE NO PAPEL DE EDUCADOR E OS PROCESSOS DE APRENDIZADO MOVIMENTAM OS PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO. O PROFESSOR DEVE ATUAR NA SALA DE AULA COMO MEDIADOR OFERECENDO UM MEIO SOCIAL FAVORÁVEL AO PLENO DESENVOLVIMENTO DO ALUNO EM UMA INTERAÇÃO SOCIAL ADEQUADA E PLANEJADA DE ACORDO COM AS CONDIÇÕES POTENCIAIS E PROXIMAIS DA CRIANÇA. A VIDA SOCIAL É UM PROCESSO DINÂMICO PELO QUAL O INDIVÍDUO INTERNALIZA A MATÉRIA PRIMA FORNECIDA PELA CULTURA SENDO NECESSÁRIO QUE A CRIANÇA INTERAJA EFETIVAMENTE COM O OBJETO DO CONHECIMENTO E SEJA CAPAZ DE REPRESENTÁ-LO SIMBOLICAMENTE. QUE VEM SENDO DISCUTIDO NO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM MATEMÁTICA. OBTIVEMOS ANALISA OS ASPECTOS QUE INFLUENCIOU A OBRA PENSAMENTO E LINGUAGEM DE VYGOTSKY O DIALÉTICO MARXISTA. FORAM ADQUIRIDOS UMA PESQUISA DE COMO AS CRIANÇAS SE DESENVOLVE EM SALA DE AULA. PARA A ELABORAÇÃO DESSE ARTIGO UTILIZOU-SE LIVROS, ARTIGOS CIENTÍFICOS E NO SEGUNDO MOMENTO REALIZOU-SE UMA PESQUISA EM ALGUMAS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE SÃO JOÃO DOS PATOS, O REFERIDO TRABALHO VAI APRESENTA O TEÓRICO VYGOTSKY SUA VIDA E OBRA, SUAS TEORIAS E AS SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO. PORTANTO SERÁ APRESENTADO SUA COLABORAÇÃO NA EDUCAÇÃO, E POR ÚLTIMO SERÁ APRESENTADO UMA ANÁLISE COM OS DADOS COLETADOS.