O SEGUINTE TRABALHO SURGIU DO PROJETO “VIVENCIANDO VALORES NA ESCOLA” REALIZADO PELOS ESTAGIÁRIOS DO PIBID (PIBIDIANOS) EM UMA DETERMINADA ESCOLA MUNICIPAL DE PARNAÍBA-PI. ESTA TEMÁTICA FOI ESCOLHIDA DEVIDO A UMA SÉRIE DE COMPORTAMENTOS APRESENTADOS NA ESCOLA POR PARTE DOS ALUNOS, ONDE OS MESMOS NÃO ESTAVAM CONVIVENDO PACIFICAMENTE UM COM O OUTRO.
É A PARTIR DA SEGUINTE CITAÇÃO DE DURKHEIM (2011, P. 51), ONDE ELE DIZ: “A EDUCAÇÃO TEM POR OBJETIVO SUSCITAR E DESENVOLVER NA CRIANÇA, ESTADOS FÍSICOS E MORAIS QUE SÃO REQUERIDOS PELA SOCIEDADE POLÍTICA NO SEU CONJUNTO”, QUE O PRESENTE PROJETO SE FUNDAMENTA, POIS, A REVITALIZAÇÃO DESSES ESTADOS FÍSICOS É SUA PRINCIPAL PROPOSTA. PERCEBER-SE-Á QUE OS TEMAS DAS ATIVIDADES SÃO TODOS VOLTADOS À CONSCIÊNCIA DO OUTRO, OU SEJA, AO SEU LUGAR EM POSIÇÃO AO OUTRO DENTRO DA SOCIEDADE.PRETENDE-SE DESPERTAR ESSES VALORES NOS ALUNOS POR MEIO DA LUDICIDADE E DO LETRAMENTO, FAZENDO ASSIM COM QUE OS ALUNOS SIGNIFIQUEM O APRENDIZADO AO MESMO TEMPO EM QUE INTERNALIZAM VALORES COMO O RESPEITO, O COMPANHEIRISMO E A PAZ.