NESTE ARTIGO APRESENTAMOS UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA PROFESSORES DE FÍSICA A SER DESENVOLVIDA COM ESTUDANTES DA TERCEIRA SÉRIE DO ENSINO MÉDIO, FUNDAMENTADA NA METODOLOGIA DA APRENDIZAGEM COOPERATIVA. ESTA METODOLOGIA DE ENSINO EM PEQUENOS GRUPOS APRESENTA-SE COMO RECURSO PROMISSOR PARA A MELHORIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM, POIS, AO PROMOVER A INTERAÇÃO ENTRE OS PARES, A RESOLUÇÃO DE CONFLITOS, A REDUÇÃO DA COMPETIVIDADE EM MEIO AOS ESTUDANTES POSSIBILITA A CRIAÇÃO DE ESPAÇOS DE DISCUSSÃO, CONFRONTO SAUDÁVEL DE IDEIAS, CONFIRMAÇÕES E REFUTAÇÕES DE PENSAMENTOS E HIPÓTESES IMPRESCINDÍVEIS PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO. A SEQUÊNCIA DIDÁTICA APRESENTADA FOI DESENVOLVIDA PARA SER APLICADA EM SEIS AULAS DE CINQUENTA MINUTOS, E TEM POR OBJETIVO AUXILIAR OS ALUNOS DA TERCEIRA SÉRIE DO ENSINO MÉDIO NA CONSTRUÇÃO QUALITATIVA DO CONCEITO DE EFEITO FOTOELÉTRICO. PARA TANTO, TRÊS ATIVIDADES SÃO PROPOSTAS SOBRE A TEMÁTICA, UTILIZANDO OS MÉTODOS COOPERATIVOS JIGSAW, PENSAR-FORMAR PARES-PARTILHAR E CABEÇAS NUMERADAS. OS PLANOS DE AULA COM O ROTEIRO DAS ATIVIDADES SUGERIDAS ESTÃO DISPONÍVEIS PARA OS PROFESSORES QUE FIZEREM OPÇÃO DE APLICAR EM SUAS AULAS ATIVIDADES BASEADAS NO FORMATO DA APRENDIZAGEM COOPERATIVA.