O DESENVOLVIMENTO DE PESQUISAS QUE OBJETIVAM ELABORAR E APRIMORAR AS ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS NO ENSINO CIÊNCIAS E BIOLOGIA É DE CRUCIAL IMPORTÂNCIA, TENDO EM VISTA A CRESCENTE E URGENTE DEMANDA NA MELHORIA DA QUALIDADE DE ENSINO NO BRASIL. O USO DE ESPAÇOS NATURAIS, OU SEJA, QUE EXCEDAM A SALA DE AULA, PODEM SER UMA ALTERNATIVA VIÁVEL. ASSIM, A PRESENTE PESQUISA, OBJETIVOU ANALISAR AS MANIFESTAÇÕES DOS ALUNOS DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE HUMAITÁ-AM, REFERENTE AO QUE ALMEJAM FRENTE A REALIZAÇÃO DE AULAS DE CAMPO EM AMBIENTE NATURAIS, APÓS A EXPOSIÇÃO DO CONTEÚDO, TENDO COM PROCEDIMENTO DIDÁTICO A AULA EXPOSITIVA DIALOGADA. PARA A CONDUÇÃO DA PESQUISA, OPTOU-SE PELO ENFOQUE DE NATUREZA QUALITATIVA E PARA A COLETA DE DADOS, A APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS E OBSERVAÇÕES. A PARTIR DOS DADOS COLETADOS, CONSTATOU-SE QUE MESMO SENDO UMA PRÁTICA JÁ CONHECIDA PELOS SUJEITOS, A MESMA É POUCO DIFUNDIDA NO CURSO, DE MODO QUE MUITAS EXPECTATIVAS SÃO ESPERADAS AO SE REALIZAR A ATIVIDADE DE CAMPO, MUITAS SENDO POSSÍVEIS DE ALCANÇAR POR MEIO DE UM PLANEJAMENTO ADEQUADO PELA EQUIPE ENVOLVIDA.