AINDA É FREQUENTE ENCONTRAMOS NAS ESCOLAS E PROFESSORES QUE PRECISAM LECIONAR ASSUNTOS DE OUTRAS ÁREAS PARA AS QUAIS NÃO ESTÁ LEGALMENTE QUALIFICADO. ASSIM, OBJETIVOU-SE IDENTIFICAR E VERIFICAR AS PRINCIPAIS DIFICULDADES ENFRENTADAS POR PROFESSORES DE OUTRAS ÁREAS AO ENSINAR CIÊNCIAS EM ESCOLAS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE MUNICIPAL DE MARANGUAPE-CE. PARA TANTO, FOI APLICADO UM QUESTIONÁRIO JUNTO AOS DOCENTES DAS DISCIPLINAS DE CIÊNCIAS DE TRÊS ESCOLAS PÚBLICAS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO. DOS PROFESSORES PARTICIPANTES, APENAS 22,2% APRESENTARAM LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, QUANDO SONDADOS SOBRE AS PRINCIPAIS DIFICULDADES ENCONTRADAS EM SALA DE AULA, DESTACAM-SE: FALTA DE MATERIAIS PARA A REALIZAÇÃO DE AULAS PRÁTICAS, AS SALAS DE AULA LOTADAS E COM ALUNOS ESPECIAIS E SEM ACOMPANHAMENTO, AS CONVERSAS PARALELAS E A FALTA DE INVESTIMENTO NESSA ÁREA. CONSTATOU-SE QUE O ATO DE MINISTRAR CIÊNCIAS POR PROFESSORES DE OUTRAS ÁREAS SE DÁ PELA FALTA DE INVESTIMENTO NA ÁREA, ALÉM DA REDUZIDA FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO.