A PESQUISA INVESTIGOU A IMPORTÂNCIA DE CONHECER OS TIPOS E RITMOS DE APRENDIZAGEM, IDENTIFICANDO AS ESTRATÉGIAS PARA LIDAR COM ALUNOS QUE MANIFESTAM TAIS DIFICULDADES. APRESENTANDO AS TEORIAS DE VYGOTSK E SKINNER A RESPEITO DO TEMA PROPOSTO. A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA FOI O MEIO UTILIZADO PARA A CONSTRUÇÃO DO TRABALHO, CONTUDO, FEZ-SE USO DE ARTIGOS, LIVROS TESES, DISSERTAÇÕES ETC, PARA UMA ANALISE PROFUNDA A CERCA DA TEMÁTICA E ASSIM REALIZAR A PESQUISA. DENTRE OS AUTORES QUE ESTUDARAM A APRENDIZAGEM, APARECEM VYGOTSKY E SKINNER, OS ESCOLHIDOS PARA O DESENVOLVIMENTO DESTE TRABALHO. ESSES AUTORES SÃO DIVERGENTES NO QUE SE REFERE O TEMA DA APRENDIZAGEM PRINCIPALMENTE PELO FATO DE OS MESMOS PERTENCEREM A DIFERENTES ABORDAGENS DA PSICOLOGIA, MAS AMBOS AS OPINIÕES SÃO RELEVANTES PARA OS ASPECTOS PSICOLÓGICOS E EDUCACIONAIS NO QUE SE REFERE À APRENDIZAGEM.