O PRESENTE PROJETO TEM POR FINALIDADE DESCREVER A CONTRIBUIÇÃO DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS PARA PROCESSO DE ENSINO E COMPREENSÃO DE UMA SEGUNDA LÍNGUA PARA OS ACADÊMICOS DO CAMPUS BALSAS, VISTO QUE AS HISTÓRIAS PODEM ESTIMULAR NOVOS LEITORES E DEMONSTRAR A REALIDADE CULTURAL E SOCIAL DO AMBIENTE DOS FALANTES NATIVOS DO IDIOMA EM QUESTÃO. HÁ A PERCEPÇÃO DE QUE NÃO PODEMOS COMPREENDER APENAS A LÍNGUA, MAS O CONTEXTO QUE A ENVOLVE, ISTO É, AS HISTÓRIAS SÃO DE SUMA IMPORTÂNCIA, POR CONTA DAS MESMAS TRAZEREM FATORES PARA A COMPREENSÃO DA LÍNGUA EM QUESTÃO. SEM CONTAR, O PROPORCIONAR DO ESTÍMULO NOS ALUNOS PARA A LEITURA E AMPLIAÇÃO DA IMAGINAÇÃO, DANDO ASSIM A OPORTUNIDADE DE ESCREVEREM E SE EXPRESSAREM MELHOR, NÃO SÓ EM INGLÊS, MAS TAMBÉM EM SUA LÍNGUA MATERNA. O PROJETO TAMBÉM FAZ COM QUE SEJA COMPREENDIDO QUE O AUXILIO DE HISTÓRIAS NA APRENDIZAGEM DE OUTRA LÍNGUA É REALMENTE EFICAZ, - POIS QUEM NÃO GOSTA DE HISTÓRIAS? - VISTO QUE HÁ MUITOS QUE FAZEM POR OBRIGAÇÃO E RESPONSABILIDADE, NADA MELHOR QUE UNIR ISSO A ALGO QUE SEJA ATRAENTE. O TRABALHO PROPORCIONA UM ESPAÇO INTERATIVO E CAUSA A CURIOSIDADE DE COMPREENDER O QUE A HISTÓRIA EXPÕE. RESSALTO QUE OS PRÓPRIOS PARTICIPANTES PODEM UTILIZAR O MÉTODO DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS EM SUAS FUTURAS AULAS, DADO QUE OS PARTICIPANTES SÃO ACADÊMICOS DOS CURSOS DE LETRAS E PEDAGOGIA DO CESBA.