SEGUNDO A LEI DE DIRETRIZES E BASES – LDB 9394/96 EM SEU ARTIGO 37, A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS SERÁ DESTINADA ÀQUELES QUE NÃO TIVERAM ACESSO OU CONTINUIDADE DE ESTUDOS NO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO NA IDADE PRÓPRIA. ESTE ARTIGO OBJETIVA A RELEVÂNCIA DE SE TRABALHAR AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA EJA, POIS ESSES ALUNOS NA MAIORIA DAS VEZES SÃO TRATADOS DE FORMA DIFERENCIADA EM RELAÇÃO AOS ESTUDANTES DAS OUTRAS MODALIDADES DE ENSINO. SÃO VISTOS COMO O “FRACASSO ESCOLAR”, MUITAS VEZES NÃO SÃO RESPEITADOS PELO SEU TEMPO DE VIDA E SUAS CONDIÇÕES FINANCEIRAS. O QUE ACABA DESVALORIZANDO DE CERTA FORMA, O GRANDE POTENCIAL QUE ESSES ALUNOS POSSUEM.
DOIS MOMENTOS ESTRUTURAM ESSE TRABALHO: NO PRIMEIRO, A HISTÓRIA DA EJA (EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS) NO BRASIL; O SEGUNDO AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM E COMO ENTENDER O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM.
A PARTE DAS CONSIDERAÇÕES FINAIS REFORÇA A IMPORTÂNCIA DE SE IDENTIFICAR AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM PARA A APROPRIAÇÃO DO CONHECIMENTO E PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS.