O ESTÁGIO SUPERVISIONADO É VISTO, POR MUITOS, COMO PARTE ESSENCIAL NA FORMAÇÃO DO GRADUANDO
DO CURSO DE LICENCIATURA, UMA VEZ QUE PROMOVE UM TRABALHO DE REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA
DOCENTE E UMA CONSTRUÇÃO DA SUA IDENTIDADE COMO PROFESSOR. É DIVIDIDO EM TRÊS ESFERAS:
OBSERVAÇÃO DA INSTITUIÇÃO, OBSERVAÇÃO DE AULAS DO PROFESSOR SUPERVISOR E REGÊNCIAS. É UMA
EXPERIÊNCIA QUE PROMOVE A ESTRUTURAÇÃO DE UM INDIVÍDUO CRÍTICO ATRAVÉS DAS OBSERVAÇÕES
REALIZADAS, ALÉM DE SER O MOMENTO EM QUE O LICENCIANDO TEM A OPORTUNIDADE DE APLICAR O QUE
ABSORVEU COMO QUESTÕES POSITIVAS, SE DESAFIAR NA EXECUÇÃO DE DETERMINADAS ESTRATÉGIAS
DIDÁTICAS E TENTAR MODIFICAR O QUE FOI OBSERVADO ANTERIORMENTE COMO PONTOS QUE DIFICULTAVAM
O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. ESTE TRABALHO COMPREENDE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA QUE
TEM O OBJETIVO DE DISCUTIR O QUE FOI OBSERVADO E VIVIDO DURANTE O PERÍODO DO ESTÁGIO CURRICULAR
SUPERVISIONADO, ASSIM COMO DISCORRER SOBRE A INFLUÊNCIA DA ESTRUTURA FÍSICA E FUNCIONAL DA
INSTITUIÇÃO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DOS DISCENTES. AINDA, SOBRE A IMERSÃO NA REALIDADE
DO PROFESSOR, QUE ENGLOBA ENFRENTAR AS ADVERSIDADES QUE OCORREM EM SALA DE AULA E TRABALHAR
UM MESMO CONTEÚDO DE DIFERENTES FORMAS DEVIDO ÀS INDIVIDUALIDADES DAS TURMAS.