Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LUZ, CÂMERA, CRIANÇAS EM AÇÃO! O USO E A PRODUÇÃO DA ESCRITA DE GÊNEROS TEXTUAIS POR CRIANÇAS EM PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO

Palavra-chaves: ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO, GÊNEROS TEXTUAIS Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 61015
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 4292
    "inscrito_id" => 1701
    "titulo" => """
      LUZ, CÂMERA, CRIANÇAS EM AÇÃO! O USO E A PRODUÇÃO DA\r\n
      ESCRITA DE GÊNEROS TEXTUAIS POR CRIANÇAS EM PROCESSO\r\n
      DE ALFABETIZAÇÃO
      """
    "resumo" => "O OBJETIVO DO PRESENTE ARTIGO É ANALISAR A RESSIGNIFICAÇÃO DO USO E DA PRODUÇÃO DA ESCRITA DE DIVERSOS GÊNEROS TEXTUAIS POR CRIANÇAS EM PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO. PARA FUNDAMENTAR NOSSA PESQUISA, ELEGEMOS COMO ARCABOUÇO TEÓRICO OS ESTUDOS DE SOARES (1998, 2019), KLEIMAN (2009), MARCUSCHI (2002), CHARTIER, CLESSE E HÉBRARD (1996), BRASIL (2017) E BAZERMAN (2011). METODOLOGICAMENTE, NOSSOS DADOS FORAM CONSTRUÍDOS COM BASE EM OBSERVAÇÕES FOCALIZADAS EM DUAS TURMAS DE SEGUNDO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I, PERTENCENTES A UMA ESCOLA PÚBLICA DA REDE DE ENSINO DE FORTALEZA. NESSAS OBSERVAÇÕES, QUE PERDURAM PELOS MESES DE AGOSTO ATÉ SETEMBRO, ACOMPANHAMOS O DESENVOLVIMENTO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS QUE OBJETIVARAM TRABALHAR COM A ESCRITA DE FORMA CONTEXTUALIZADA A PARTIR DE GÊNEROS TEXTUAIS. POR MEIO DOS DADOS, CONSTATAMOS QUE, A ESCRITA FOI APRESENTADA PARA AS CRIANÇAS DENTRO DE UMA PROPOSTA SIGNIFICATIVA DE USO, ENQUANTO EVENTO DE LETRAMENTO, QUE TEVE COMO MOTE AS PRÓPRIAS NECESSIDADES DAS CRIANÇAS EM INTERAGIREM COM A LÍNGUA ESCRITA. ESSAS NECESSIDADES CULMINARAM NO DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO QUE TEVE COMO CENÁRIO A ORGANIZAÇÃO DE UMA SESSÃO DE CINEMA, QUE ENVOLVEU A ELABORAÇÃO DE UMA SÉRIE DE GÊNEROS TEXTUAIS, DENTRE OS QUAIS, A LISTA, O CARTAZ E O CONVITE."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO, GÊNEROS TEXTUAIS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA8_ID1701_26092019142206.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LARISSA NAIARA SOUZA DE ALMEIDA"
    "autor_nome_curto" => "LARISSA ALMEIDA ( LALÁ)"
    "autor_email" => "almeidalarissa2011@gmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 61015
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 4292
    "inscrito_id" => 1701
    "titulo" => """
      LUZ, CÂMERA, CRIANÇAS EM AÇÃO! O USO E A PRODUÇÃO DA\r\n
      ESCRITA DE GÊNEROS TEXTUAIS POR CRIANÇAS EM PROCESSO\r\n
      DE ALFABETIZAÇÃO
      """
    "resumo" => "O OBJETIVO DO PRESENTE ARTIGO É ANALISAR A RESSIGNIFICAÇÃO DO USO E DA PRODUÇÃO DA ESCRITA DE DIVERSOS GÊNEROS TEXTUAIS POR CRIANÇAS EM PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO. PARA FUNDAMENTAR NOSSA PESQUISA, ELEGEMOS COMO ARCABOUÇO TEÓRICO OS ESTUDOS DE SOARES (1998, 2019), KLEIMAN (2009), MARCUSCHI (2002), CHARTIER, CLESSE E HÉBRARD (1996), BRASIL (2017) E BAZERMAN (2011). METODOLOGICAMENTE, NOSSOS DADOS FORAM CONSTRUÍDOS COM BASE EM OBSERVAÇÕES FOCALIZADAS EM DUAS TURMAS DE SEGUNDO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I, PERTENCENTES A UMA ESCOLA PÚBLICA DA REDE DE ENSINO DE FORTALEZA. NESSAS OBSERVAÇÕES, QUE PERDURAM PELOS MESES DE AGOSTO ATÉ SETEMBRO, ACOMPANHAMOS O DESENVOLVIMENTO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS QUE OBJETIVARAM TRABALHAR COM A ESCRITA DE FORMA CONTEXTUALIZADA A PARTIR DE GÊNEROS TEXTUAIS. POR MEIO DOS DADOS, CONSTATAMOS QUE, A ESCRITA FOI APRESENTADA PARA AS CRIANÇAS DENTRO DE UMA PROPOSTA SIGNIFICATIVA DE USO, ENQUANTO EVENTO DE LETRAMENTO, QUE TEVE COMO MOTE AS PRÓPRIAS NECESSIDADES DAS CRIANÇAS EM INTERAGIREM COM A LÍNGUA ESCRITA. ESSAS NECESSIDADES CULMINARAM NO DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO QUE TEVE COMO CENÁRIO A ORGANIZAÇÃO DE UMA SESSÃO DE CINEMA, QUE ENVOLVEU A ELABORAÇÃO DE UMA SÉRIE DE GÊNEROS TEXTUAIS, DENTRE OS QUAIS, A LISTA, O CARTAZ E O CONVITE."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO, GÊNEROS TEXTUAIS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA8_ID1701_26092019142206.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LARISSA NAIARA SOUZA DE ALMEIDA"
    "autor_nome_curto" => "LARISSA ALMEIDA ( LALÁ)"
    "autor_email" => "almeidalarissa2011@gmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O OBJETIVO DO PRESENTE ARTIGO É ANALISAR A RESSIGNIFICAÇÃO DO USO E DA PRODUÇÃO DA ESCRITA DE DIVERSOS GÊNEROS TEXTUAIS POR CRIANÇAS EM PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO. PARA FUNDAMENTAR NOSSA PESQUISA, ELEGEMOS COMO ARCABOUÇO TEÓRICO OS ESTUDOS DE SOARES (1998, 2019), KLEIMAN (2009), MARCUSCHI (2002), CHARTIER, CLESSE E HÉBRARD (1996), BRASIL (2017) E BAZERMAN (2011). METODOLOGICAMENTE, NOSSOS DADOS FORAM CONSTRUÍDOS COM BASE EM OBSERVAÇÕES FOCALIZADAS EM DUAS TURMAS DE SEGUNDO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I, PERTENCENTES A UMA ESCOLA PÚBLICA DA REDE DE ENSINO DE FORTALEZA. NESSAS OBSERVAÇÕES, QUE PERDURAM PELOS MESES DE AGOSTO ATÉ SETEMBRO, ACOMPANHAMOS O DESENVOLVIMENTO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS QUE OBJETIVARAM TRABALHAR COM A ESCRITA DE FORMA CONTEXTUALIZADA A PARTIR DE GÊNEROS TEXTUAIS. POR MEIO DOS DADOS, CONSTATAMOS QUE, A ESCRITA FOI APRESENTADA PARA AS CRIANÇAS DENTRO DE UMA PROPOSTA SIGNIFICATIVA DE USO, ENQUANTO EVENTO DE LETRAMENTO, QUE TEVE COMO MOTE AS PRÓPRIAS NECESSIDADES DAS CRIANÇAS EM INTERAGIREM COM A LÍNGUA ESCRITA. ESSAS NECESSIDADES CULMINARAM NO DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO QUE TEVE COMO CENÁRIO A ORGANIZAÇÃO DE UMA SESSÃO DE CINEMA, QUE ENVOLVEU A ELABORAÇÃO DE UMA SÉRIE DE GÊNEROS TEXTUAIS, DENTRE OS QUAIS, A LISTA, O CARTAZ E O CONVITE.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.