TOMAR A DECISÃO DE ESCOLHER UM CURSO TÉCNICO DIANTE DE VÁRIAS OPÇÕES NÃO É UMA TAREFA FÁCIL,
PRINCIPALMENTE PARA JOVENS QUE ESTÃO CONCLUINDO O ENSINO FUNDAMENTAL. O PROJETO “IF MOSTRA IF”
FOI CRIADO POR DOCENTES COM O INTUITO DE DIVULGAR A PRODUÇÃO CIENTÍFICA DO INSTITUTO PARA NORTEAR AS
FUTURAS ESCOLHAS ACADÊMICAS DOS ESTUDANTES E DIVULGAR OS CURSOS TÉCNICOS DO CAMPUS DO IFPB DE
CAMPINA GRANDE À COMUNIDADE APTA A INSCRIÇÃO NO PSCT (PROCESSO SELETIVO PARA CURSOS TÉCNICOS) A
PARTIR DE VISITAS TÉCNICAS (VELOSO 2000). O PROJETO TRAZ AO IFPB – CG JOVENS CONCLUINTES DO ENSINO
FUNDAMENTAL II TANTO DE ESCOLAS PÚBLICAS QUANTO DE ESCOLAS PRIVADAS DE CAMPINA GRANDE E ZONA
METROPOLITANA PARA APRESENTAR-LHES AS INSTALAÇÕES FÍSICAS, OS LABORATÓRIOS, SALAS DE AULA, E O PERFIL DE
CADA CURSO OFERTADO PELO CAMPUS. NESTE CONTEXTO, O PRESENTE TRABALHO BUSCA REFLETIR SOBRE A
IMPORTÂNCIA DA INTERAÇÃO ENTRE A COMUNIDADE EXTERNA E A INSTITUIÇÃO DE ENSINO, ATRAVÉS DE VISITAS
TÉCNICAS COMO PRÁTICA EDUCATIVA E PEDAGÓGICA (VIDAL, 2005). OS RESULTADOS DEMONSTRAM QUE A
“EXPERIÊNCIA/SENTIDO” (LARROSA,2018) DE VIVENCIAR AS PRÁTICAS DURANTE A VISITA TÉCNICA, TORNOU
POSSÍVEL QUE O OBJETIVO PRINCIPAL DO PROJETO FOSSE ALCANÇADO, VISTO QUE, VÁRIOS ALUNOS ADENTRARAM NA
INSTITUIÇÃO POR MEIO DELE E MESMO OS QUE NÃO INGRESSARAM NO IFPB, OBTIVERAM UMA VISITA TÉCNICA
ENRIQUECEDORA AO APRENDER SOBRE ÁREAS PROFISSIONAIS DIVERSAS.