NO ESTADO DO CEARÁ, A POLÍTICA DE IMPLANTAÇÃO DAS ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO REGULARES EM TEMPO INTEGRAL DA REDE PÚBLICA ESTADUAL INICIOU NO ANO DE 2016 COM A TRANSFORMAÇÃO/IMPLANTAÇÃO DE 26 ESCOLAS DISTRIBUÍDAS EM TODAS AS REGIÕES DO ESTADO. FOI REALIZADA A AMPLIAÇÃO DA CARGA HORÁRIA SEMANAL DE 25 HORAS/AULA PARA 45 HORAS/AULA, ALÉM DISSO, ESSA POLÍTICA PROPÕE UMA NOVA FORMA DE PENSAR A ESCOLA, POIS INTRODUZIU NO CURRÍCULO AÇÕES PEDAGÓGICAS QUE VÃO ALÉM DA TRANSPOSIÇÃO DE CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS, POIS POSSUEM, ENTRE OS SEUS OBJETIVOS, A FORMAÇÃO INTEGRAL DOS EDUCANDOS NOS SEUS ASPECTOS SÓCIOEMOCIONAIS, PROMOVENDO REFLEXÕES ACERCA DOS SEUS PROJETOS DE VIDA E DA SUA ATUAÇÃO COMO PARTÍCIPES ATIVOS DA TRANSFORMAÇÃO SOCIAL DO SEU CONTEXTO. ESSE ARTIGO ANALISA, DE MODO COMPARATIVO, OS RESULTADOS ACADÊMICOS NAS TRÊS SÉRIES DO ENSINO MÉDIO DAS 26 ESCOLAS CUJO TEMPO INTEGRAL FOI IMPLANTADO NO ANO DE 2016, NO QUE SE REFERE AOS INDICADORES DE EFICÁCIA E QUALIDADE EDUCACIONAL, ENTRE OS QUAIS: FLUXO ESCOLAR (APROVAÇÃO, REPROVAÇÃO E ABANDONO) E DESEMPENHO EM LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA, OBTIDOS A PARTIR DO SISTEMA PERMANENTE DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO DO CEARÁ (SPAECE). FOI LEVADO EM CONSIDERAÇÃO O RECORTE TEMPORAL DE 2013 A 2015, TRIÊNIO ANTERIOR À IMPLANTAÇÃO DO TEMPO INTEGRAL, BEM COMO O TRIÊNIO IMEDIATAMENTE POSTERIOR, ISTO É, DE 2016 A 2018. DENTRE SUAS PRINCIPAIS CONCLUSÕES, PODE-SE AFIRMAR QUE A MAIORIA DAS ESCOLAS REVELOU MELHORIA NOS SEUS INDICADORES DE QUALIDADE, CONTRIBUINDO ASSIM PARA O SUCESSO ACADÊMICO DOS EDUCANDOS, MESMO DIANTE DE DIFERENTES DESAFIOS A SEREM ENFRENTADOS.