Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A LITERATURA COMO FONTE DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DE HISTÓRIA: EXPERIÊNCIA DE INTERVENÇÃO NO PROGRAMA DE MONITORIA

Palavra-chaves: ENSINO DE HISTÓRIA, LITERATURA, INTERDISCIPLINARIDADE Comunicação Oral (CO) GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 58606
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 5533
    "inscrito_id" => 9473
    "titulo" => "A LITERATURA COMO FONTE DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DE HISTÓRIA: EXPERIÊNCIA DE INTERVENÇÃO NO PROGRAMA DE MONITORIA"
    "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO PRETENDE ABORDAR A APROXIMAÇÃO ENTRE HISTÓRIA E LITERATURA E COMO ELA PODE SER IMPORTANTE NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NAS AULAS DE HISTÓRIA. DISCUTIREMOS COMO A LITERATURA TEM SIDO APROPRIADA PELO FAZER HISTÓRICO, PRINCIPALMENTE A PARTIR DOS HISTORIADORES DA NOVELLI HISTORIE, EM QUE A HISTÓRIA BUSCA, JUSTAMENTE, UMA APROXIMAÇÃO MAIOR COM OUTRAS ÁREAS DO CONHECIMENTO E DEBATES EM TORNO DE QUESTÕES DO COTIDIANO E DA CULTURA. ESSE PROCESSO DE INTERDISCIPLINARIDADE REFLETE SEM DÚVIDAS, NO ENSINO DE HISTÓRIA, UMA VEZ QUE SE TORNA POSSÍVEL A UTILIZAÇÃO DE NOVAS FONTES HISTORIOGRÁFICAS EM SALA DE AULA. MEDIANTE ISSO, PARTIREMOS DE UMA EXPERIÊNCIA DE INTERVENÇÃO DO PROGRAMA DE MONITORIA NA DISCIPLINA DE HISTÓRIA MODERNA I, DO CURSO DE LICENCIATURA EM HISTÓRIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ – UVA, NA QUAL BUSCAMOS MINISTRAR UMA AULA FAZENDO USO DA LITERATURA COMO NORTE PARA COMPREENDER O CONTEXTO SOCIAL, POLÍTICO E CULTURAL DA CHAMADA IDADE MODERNA. PARA ESTA PROPOSTA, FIZEMOS USO DO CONCEITO DE AULA-OFICINA COMO MODELO PEDAGÓGICO.  DESTA FORMA, PERCEBEMOS QUE O ENSINO DE HISTÓRIA, VALENDO-SE DA LITERATURA, NÃO SÓ DINAMIZA A AULA COMO TAMBÉM PERMITE AOS ESTUDANTES CONHECER ALGUNS ELEMENTOS DA CONSTRUÇÃO DAS NARRATIVAS HISTÓRICAS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE HISTÓRIA, LITERATURA, INTERDISCIPLINARIDADE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA2_ID9473_03102019165615.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:30"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCO ANTONIO DO CARMO DE ABREU"
    "autor_nome_curto" => "FRANCISCO ANTONIO"
    "autor_email" => "fco.abreu13@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ - UVA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 58606
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 5533
    "inscrito_id" => 9473
    "titulo" => "A LITERATURA COMO FONTE DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DE HISTÓRIA: EXPERIÊNCIA DE INTERVENÇÃO NO PROGRAMA DE MONITORIA"
    "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO PRETENDE ABORDAR A APROXIMAÇÃO ENTRE HISTÓRIA E LITERATURA E COMO ELA PODE SER IMPORTANTE NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NAS AULAS DE HISTÓRIA. DISCUTIREMOS COMO A LITERATURA TEM SIDO APROPRIADA PELO FAZER HISTÓRICO, PRINCIPALMENTE A PARTIR DOS HISTORIADORES DA NOVELLI HISTORIE, EM QUE A HISTÓRIA BUSCA, JUSTAMENTE, UMA APROXIMAÇÃO MAIOR COM OUTRAS ÁREAS DO CONHECIMENTO E DEBATES EM TORNO DE QUESTÕES DO COTIDIANO E DA CULTURA. ESSE PROCESSO DE INTERDISCIPLINARIDADE REFLETE SEM DÚVIDAS, NO ENSINO DE HISTÓRIA, UMA VEZ QUE SE TORNA POSSÍVEL A UTILIZAÇÃO DE NOVAS FONTES HISTORIOGRÁFICAS EM SALA DE AULA. MEDIANTE ISSO, PARTIREMOS DE UMA EXPERIÊNCIA DE INTERVENÇÃO DO PROGRAMA DE MONITORIA NA DISCIPLINA DE HISTÓRIA MODERNA I, DO CURSO DE LICENCIATURA EM HISTÓRIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ – UVA, NA QUAL BUSCAMOS MINISTRAR UMA AULA FAZENDO USO DA LITERATURA COMO NORTE PARA COMPREENDER O CONTEXTO SOCIAL, POLÍTICO E CULTURAL DA CHAMADA IDADE MODERNA. PARA ESTA PROPOSTA, FIZEMOS USO DO CONCEITO DE AULA-OFICINA COMO MODELO PEDAGÓGICO.  DESTA FORMA, PERCEBEMOS QUE O ENSINO DE HISTÓRIA, VALENDO-SE DA LITERATURA, NÃO SÓ DINAMIZA A AULA COMO TAMBÉM PERMITE AOS ESTUDANTES CONHECER ALGUNS ELEMENTOS DA CONSTRUÇÃO DAS NARRATIVAS HISTÓRICAS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE HISTÓRIA, LITERATURA, INTERDISCIPLINARIDADE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA2_ID9473_03102019165615.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:30"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCO ANTONIO DO CARMO DE ABREU"
    "autor_nome_curto" => "FRANCISCO ANTONIO"
    "autor_email" => "fco.abreu13@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ - UVA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O PRESENTE ARTIGO PRETENDE ABORDAR A APROXIMAÇÃO ENTRE HISTÓRIA E LITERATURA E COMO ELA PODE SER IMPORTANTE NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NAS AULAS DE HISTÓRIA. DISCUTIREMOS COMO A LITERATURA TEM SIDO APROPRIADA PELO FAZER HISTÓRICO, PRINCIPALMENTE A PARTIR DOS HISTORIADORES DA NOVELLI HISTORIE, EM QUE A HISTÓRIA BUSCA, JUSTAMENTE, UMA APROXIMAÇÃO MAIOR COM OUTRAS ÁREAS DO CONHECIMENTO E DEBATES EM TORNO DE QUESTÕES DO COTIDIANO E DA CULTURA. ESSE PROCESSO DE INTERDISCIPLINARIDADE REFLETE SEM DÚVIDAS, NO ENSINO DE HISTÓRIA, UMA VEZ QUE SE TORNA POSSÍVEL A UTILIZAÇÃO DE NOVAS FONTES HISTORIOGRÁFICAS EM SALA DE AULA. MEDIANTE ISSO, PARTIREMOS DE UMA EXPERIÊNCIA DE INTERVENÇÃO DO PROGRAMA DE MONITORIA NA DISCIPLINA DE HISTÓRIA MODERNA I, DO CURSO DE LICENCIATURA EM HISTÓRIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ – UVA, NA QUAL BUSCAMOS MINISTRAR UMA AULA FAZENDO USO DA LITERATURA COMO NORTE PARA COMPREENDER O CONTEXTO SOCIAL, POLÍTICO E CULTURAL DA CHAMADA IDADE MODERNA. PARA ESTA PROPOSTA, FIZEMOS USO DO CONCEITO DE AULA-OFICINA COMO MODELO PEDAGÓGICO. DESTA FORMA, PERCEBEMOS QUE O ENSINO DE HISTÓRIA, VALENDO-SE DA LITERATURA, NÃO SÓ DINAMIZA A AULA COMO TAMBÉM PERMITE AOS ESTUDANTES CONHECER ALGUNS ELEMENTOS DA CONSTRUÇÃO DAS NARRATIVAS HISTÓRICAS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.