ESTE TRABALHO ABORDA ASPECTOS DA EDUCAÇÃO EM SERGIPE, NAS PRIMEIRAS DÉCADAS DO SÉCULO XX, POR MEIO DOS PROCESSOS EDUCATIVOS DE UMA EX-NORMALISTA E PRIMEIRA ENFERMEIRA SERGIPANA, OPELINA ROLLEMBERG (1906-1966). TRATA-SE DE UMA PESQUISA DE NATUREZA DOCUMENTAL EM ANDAMENTO3, SOBRE OS PROCESSOS DE FORMAÇÃO DA PERSONAGEM OCORRIDOS ENTRE OS ANOS DE (1919-1934) NA ESCOLA NORMAL EM SERGIPE, POSTERIORMENTE, NA ESCOLA DE ENFERMAGEM ANNA NERY (EEAN), NO RIO DE JANEIRO. FOI REALIZADA INICIALMENTE, UMA RELEITURA DA DISSERTAÇÃO EM ANDAMENTO E DAS INFORMAÇÕES COLETADAS NO DIÁRIO OFICIAL DO ESTADO DE SERGIPE DISPONÍVEIS EM ARQUIVOS PÚBLICOS DO ESTADO. FORAM TRANSCRITAS AS INFORMAÇÕES REFERENTES AOS PROCESSOS FORMATIVOS DE OPELINA ROLLEMBERG PREVIAMENTE, POSTERIORMENTE FOI FEITA A SELEÇÃO DO ASSUNTO A SER ABORDADO. NESTE SENTIDO, O OBJETIVO DESSE TRABALHO É DESVELAR O ENSINO EM SERGIPE NO INÍCIO DO SÉCULO XX, POR MEIO DOS PROCESSOS EDUCATIVOS DE OPELINA ROLLEMBERG. ASSIM, FAZ NECESSÁRIO DISCORRER SOBRE ALGUNS ASPECTOS DA EDUCAÇÃO E DA SAÚDE PÚBLICA NO ESTADO. NO QUE SE REFERE AOS PROCESSOS EDUCATIVOS DE OPELINA ROLLEMBERG, A PARTIR DA ANÁLISE DO DOSSIÊ DA MESMA, ACREDITA-SE QUE A SUA ALFABETIZAÇÃO OCORREU INICIALMENTE COM AS AULAS AVULSAS UMA CONDIÇÃO FREQUENTE NA REGIÃO, PRINCIPALMENTE PARA AS MENINAS. POSTERIORMENTE FOI MATRICULADA EM ESCOLAS PÚBLICAS, ONDE CURSOU O ENSINO PRIMÁRIO E CONCLUIU EM 1919. ESPERA-SE QUE ESTE TRABALHO, SIRVA DE ESTÍMULO PARA O APRIMORAMENTO DO OLHAR DOS PESQUISADORES COMO HISTORIADORES, PARA A VALORIZAÇÃO E AMPLIAÇÃO DE OBJETOS DE PESQUISA TÃO RICOS, MAS QUE FORAM APAGADOS E ESQUECIDOS.