ESTE TRABALHO ABORDA A TEMÁTICA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES, TRAZENDO UM ESTUDO SOBRE POLÍTICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DESENVOLVIDAS NO ÂMBITO DAS REDES PÚBLICAS DE ENSINO DO ESTADO DO CEARÁ. NOSSO OBJETIVO É APRESENTAR UMA ANÁLISE SOBRE A POLÍTICA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO (SME) DE FORTALEZA E SOBRE A IMPLEMENTAÇÃO DO PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO (PNEM) NA 7ª COORDENADORIA REGIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO (CREDE 7). A PESQUISA TEM ABORDAGEM QUALITATIVA E OS DADOS FORAM COLETADOS POR MEIO DE ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS, APLICADAS À GERENTE DA CÉLULA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES (CFP) DA SME DE FORTALEZA E AO FORMADOR REGIONAL DO PNEM NA CREDE 7. COM BASE NESSE ESTUDO, VERIFICAMOS QUE A CFP TEM CONTRIBUÍDO APENAS PARCIALMENTE PARA O PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE FORTALEZA, DE MODO QUE O TRABALHO DE FORMAÇÃO DOS COORDENADORES PEDAGÓGICOS, NAS ESCOLAS, PRECISA SER FOMENTADO. VERIFICOU-SE, AINDA, QUE O PNEM CONTRIBUIU DE FORMA SIGNIFICATIVA PARA A FORMAÇÃO DOS DOCENTES DA CREDE 7, MAS APRESENTA COMO ASPECTO NEGATIVO O FATO DE NÃO TER TIDO CONTINUIDADE.