Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL: OS DESAFIOS DA AMPLIAÇÃO DA JORNADA ESCOLAR NA BUSCA PELA EDUCAÇÃO INTEGRAL NO MUNICÍPIO DE SANTA HELENA-PB

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO INTEGRAL, JORNADA AMPLIADA, DIREITOS DE APRENDIZAGEM, POLÍTICA PÚBLICA Comunicação Oral (CO) GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 60331
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 5444
    "inscrito_id" => 13234
    "titulo" => "ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL: OS DESAFIOS DA AMPLIAÇÃO DA JORNADA ESCOLAR NA BUSCA PELA EDUCAÇÃO INTEGRAL NO MUNICÍPIO DE SANTA HELENA-PB"
    "resumo" => "ESTE ARTIGO TEM POR FINALIDADE APRESENTAR A ANÁLISE FEITA SOBRE A PERSPECTIVA DOS SUPERVISORES ESCOLARES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE SANTA HELENA-PB A RESPEITO DA ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL, BEM COMO ANALISAR A COMPREENSÃO DESSES SUJEITOS SOBRE O CONCEITO DE EDUCAÇÃO INTEGRAL. O ESTUDO CARACTERIZA-SE COMO SENDO DE CARÁTER DESCRITIVO, ANALÍTICO E DIALÉTICO. ADOTAMOS COMO INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS O QUESTIONÁRIO ABERTO, QUE SE DEU POR MEIO DE UM ROTEIRO DE QUESTÕES RELACIONADAS AO TEMA DE ESTUDO. OS QUESTIONÁRIOS FORAM APLICADOS A 04 SUPERVISORES ESCOLARES DE 04 ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE SANTA HELENA – PB. OS DADOS COLETADOS FORAM PROCESSADOS NO PONTO DE VISTA QUALITATIVO DA ANÁLISE DE CONTEÚDO (BARDIN, 1994). A PESQUISA MOSTROU QUE SUPERVISORES ESCOLARES PARTILHAM PERSPECTIVAS CONSENSUAIS A RESPEITO DA EDUCAÇÃO INTEGRAL, BEM COMO SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DA JORNADA AMPLIADA NA REALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO INTEGRAL. CONSTATOU-SE AINDA QUE AS ESCOLAS ENFRENTAM DIFICULDADES QUANDO A AMPLIAÇÃO DA JORNADA PRINCIPALMENTE NO QUE DIZ RESPEITO A ESTRUTURA FÍSICA DAS ESCOLAS E RESISTÊNCIA DA COMUNIDADE ESCOLAR, MAS QUE APESAR DOS DESAFIOS, TEM SE FIRMADO COMO UMA ESTRATÉGIA IMPORTANTE PARA A REALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO INTEGRAL. ALÉM DISSO, OS ESTUDANTES APRESENTARAM MELHORA NO DESEMPENHO NA LEITURA, PRODUÇÕES ESCRITAS, RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, BEM COMO NAS DEMAIS ATIVIDADES PEDAGÓGICAS REALIZADAS NA SALA DE AULA REGULAR."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INTEGRAL, JORNADA AMPLIADA, DIREITOS DE APRENDIZAGEM, POLÍTICA PÚBLICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA2_ID13234_03102019132318.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:37"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCIANA DANTAS SARMENTO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "LUCIANA DANTAS"
    "autor_email" => "lucianadss19@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 60331
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 5444
    "inscrito_id" => 13234
    "titulo" => "ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL: OS DESAFIOS DA AMPLIAÇÃO DA JORNADA ESCOLAR NA BUSCA PELA EDUCAÇÃO INTEGRAL NO MUNICÍPIO DE SANTA HELENA-PB"
    "resumo" => "ESTE ARTIGO TEM POR FINALIDADE APRESENTAR A ANÁLISE FEITA SOBRE A PERSPECTIVA DOS SUPERVISORES ESCOLARES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE SANTA HELENA-PB A RESPEITO DA ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL, BEM COMO ANALISAR A COMPREENSÃO DESSES SUJEITOS SOBRE O CONCEITO DE EDUCAÇÃO INTEGRAL. O ESTUDO CARACTERIZA-SE COMO SENDO DE CARÁTER DESCRITIVO, ANALÍTICO E DIALÉTICO. ADOTAMOS COMO INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS O QUESTIONÁRIO ABERTO, QUE SE DEU POR MEIO DE UM ROTEIRO DE QUESTÕES RELACIONADAS AO TEMA DE ESTUDO. OS QUESTIONÁRIOS FORAM APLICADOS A 04 SUPERVISORES ESCOLARES DE 04 ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE SANTA HELENA – PB. OS DADOS COLETADOS FORAM PROCESSADOS NO PONTO DE VISTA QUALITATIVO DA ANÁLISE DE CONTEÚDO (BARDIN, 1994). A PESQUISA MOSTROU QUE SUPERVISORES ESCOLARES PARTILHAM PERSPECTIVAS CONSENSUAIS A RESPEITO DA EDUCAÇÃO INTEGRAL, BEM COMO SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DA JORNADA AMPLIADA NA REALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO INTEGRAL. CONSTATOU-SE AINDA QUE AS ESCOLAS ENFRENTAM DIFICULDADES QUANDO A AMPLIAÇÃO DA JORNADA PRINCIPALMENTE NO QUE DIZ RESPEITO A ESTRUTURA FÍSICA DAS ESCOLAS E RESISTÊNCIA DA COMUNIDADE ESCOLAR, MAS QUE APESAR DOS DESAFIOS, TEM SE FIRMADO COMO UMA ESTRATÉGIA IMPORTANTE PARA A REALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO INTEGRAL. ALÉM DISSO, OS ESTUDANTES APRESENTARAM MELHORA NO DESEMPENHO NA LEITURA, PRODUÇÕES ESCRITAS, RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, BEM COMO NAS DEMAIS ATIVIDADES PEDAGÓGICAS REALIZADAS NA SALA DE AULA REGULAR."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INTEGRAL, JORNADA AMPLIADA, DIREITOS DE APRENDIZAGEM, POLÍTICA PÚBLICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA2_ID13234_03102019132318.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:37"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCIANA DANTAS SARMENTO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "LUCIANA DANTAS"
    "autor_email" => "lucianadss19@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

ESTE ARTIGO TEM POR FINALIDADE APRESENTAR A ANÁLISE FEITA SOBRE A PERSPECTIVA DOS SUPERVISORES ESCOLARES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE SANTA HELENA-PB A RESPEITO DA ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL, BEM COMO ANALISAR A COMPREENSÃO DESSES SUJEITOS SOBRE O CONCEITO DE EDUCAÇÃO INTEGRAL. O ESTUDO CARACTERIZA-SE COMO SENDO DE CARÁTER DESCRITIVO, ANALÍTICO E DIALÉTICO. ADOTAMOS COMO INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS O QUESTIONÁRIO ABERTO, QUE SE DEU POR MEIO DE UM ROTEIRO DE QUESTÕES RELACIONADAS AO TEMA DE ESTUDO. OS QUESTIONÁRIOS FORAM APLICADOS A 04 SUPERVISORES ESCOLARES DE 04 ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE SANTA HELENA – PB. OS DADOS COLETADOS FORAM PROCESSADOS NO PONTO DE VISTA QUALITATIVO DA ANÁLISE DE CONTEÚDO (BARDIN, 1994). A PESQUISA MOSTROU QUE SUPERVISORES ESCOLARES PARTILHAM PERSPECTIVAS CONSENSUAIS A RESPEITO DA EDUCAÇÃO INTEGRAL, BEM COMO SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DA JORNADA AMPLIADA NA REALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO INTEGRAL. CONSTATOU-SE AINDA QUE AS ESCOLAS ENFRENTAM DIFICULDADES QUANDO A AMPLIAÇÃO DA JORNADA PRINCIPALMENTE NO QUE DIZ RESPEITO A ESTRUTURA FÍSICA DAS ESCOLAS E RESISTÊNCIA DA COMUNIDADE ESCOLAR, MAS QUE APESAR DOS DESAFIOS, TEM SE FIRMADO COMO UMA ESTRATÉGIA IMPORTANTE PARA A REALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO INTEGRAL. ALÉM DISSO, OS ESTUDANTES APRESENTARAM MELHORA NO DESEMPENHO NA LEITURA, PRODUÇÕES ESCRITAS, RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, BEM COMO NAS DEMAIS ATIVIDADES PEDAGÓGICAS REALIZADAS NA SALA DE AULA REGULAR.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.