O PLANEJAMENTO EDUCACIONAL É COMO UMA DAS ATIVIDADES MAIS IMPORTANTE DENTRO DA ESCOLA. ENTRETANTO, OBSERVA-SE QUE ALGUNS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO, MESMO PRODUZINDO ESSE INSTRUMENTO, NÃO CHEGAM A UTILIZÁ-LO, ATRELANDO AO MESMO PAPEL DE MERA ATIVIDADE BUROCRÁTICA. O PRESENTE TRABALHO É UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE COMO CONSTRUIR UM PLANEJAMENTO EFICIENTE PARA A SALA DE AULA. POSSUI METODOLOGIA QUALITATIVA E FOI ELABORADO ATRAVÉS DE PESQUISAS BIBLIOGRÁFICAS E ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS EM UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE ENSINO LOCALIZADA NO INTERIOR DO ESTADO DO CEARÁ. BUSCA CONHECER ALGUMAS DEFINIÇÕES DO ATO DE PLANEJAR PARTINDO DE FORMA GERAL E RESTRINGINDO AO PLANEJAMENTO EDUCACIONAL. DESTACA COMO É IMPORTANTE PARA O PROFESSOR O ATO DE PLANEJAR PARA QUE ASSIM OBTENHA UM BOM RENDIMENTO EM SALA DE AULA. APRESENTA NÍVEIS DE ABRANGÊNCIA DO PLANEJAMENTO EDUCACIONAL SEGUNDO AUTORES PESQUISADOS. INVESTIGA AS ETAPAS PARA A ELABORAÇÃO DE UM PLANEJAMENTO DE DISCIPLINA BEM COMO BUSCA CONHECER AS CARACTERÍSTICAS DE UM BOM PLANO DE ENSINO.